Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Coimbra. Realizou-se a primeira cirurgia cardíaca por vídeo-toracoscopia

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) realizou a primeira cirurgia cardíaca minimamente invasiva por vídeo-toracoscopia para resolução da patologia valvular e defeito septal congénito, foi hoje anunciado.

Coimbra. Realizou-se a primeira cirurgia cardíaca por vídeo-toracoscopia
Notícias ao Minuto

18:45 - 28/12/21 por Lusa

País Saúde

"Trata-se de um procedimento inovador, ainda pouco realizado a nível nacional e no estrangeiro", salienta a unidade hospitalar, em comunicado, referindo que a intervenção foi efetuada pelo Serviço de Cirurgia Cardiotorácica e Transplantação de Órgãos Torácicos (CCTOT). 

Para David Prieto, diretor do CCTOT, "o procedimento cirúrgico realizado vem de encontro a um dos objetivos da direção do serviço: apostar em procedimentos minimamente invasivos com vantagens funcionais e estéticas óbvias para o doente, menos tempo de internamento e de recuperação, entre outros".

Segundo o especialista, outros procedimentos "minimamente invasivos já fazem parte da atividade cirúrgica rotineira do Serviço, contudo esta destaca-se das anteriores por ser um procedimento vídeo-toracoscópico".

"A cirurgia é realizada com auxílio de uma câmara de vídeo e instrumentos adequados que permitem operar o coração através dos espaços entre as costelas, em vez da clássica abordagem através do esterno", explica. 

A equipa cirúrgica envolvida nesta intervenção foi constituída pelos médicos Gonçalo Coutinho, Filipe Soares e Pedro Correia e pela enfermeira Carla Pinheiro, que colocaram em prática o conhecimento adquirido após formação num centro europeu.

Leia Também: Doentes em enfermaria baixaram na região Centro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório