Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Peniche terá internamento psiquiátrico em 2022

O Centro Hospitalar do Oeste vai, em 2022, criar a Unidade de Internamento de Psiquiatria no Hospital de Peniche, depois de obter mais de meio milhão de euros de financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência, foi hoje anunciado.

Peniche terá internamento psiquiátrico em 2022
Notícias ao Minuto

17:33 - 28/12/21 por Lusa

País Saúde

O Centro Hospitalar do Oeste (CHO) informou, em comunicado, que celebrou, na quarta-feira, com a Administração Central do Sistema de Saúde um contrato de financiamento, ao abrigo do qual recebeu 542 mil euros do Plano de Recuperação e Resiliência.

"O acordo de financiamento tem como principal objetivo dotar os hospitais de condições de internamento para doentes da área de influência territorial e reduzir os internamentos agudos nos hospitais psiquiátricos, deixando os doentes da área de influência territorial do CHOeste de recorrer a internamentos em Lisboa", explica a instituição.

O financiamento destina-se a pagar obras e a aquisição de equipamentos para instalar a Unidade de Internamento de Psiquiatria, com 15 camas, no Hospital de Peniche.

No âmbito do que está previsto no Plano Nacional de Saúde Mental, a unidade "estará disponível ainda em 2022", divulgou o CHO, e, numa segunda fase, vai ser expandida para as 25 camas.

Em 19 de novembro, o CHO lançou concurso, no valor de 420 mil euros, para obras de remodelação de uma ala do hospital, destinada à valência de Internamento de Psiquiatria e Saúde Mental.

Depois de consignada, a intervenção tem um prazo de execução de cinco meses.

O CHO integra os hospitais das Caldas da Rainha, Torres Vedras e Peniche, tendo uma área de influência constituída pelas populações dos concelhos das Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Bombarral, Torres Vedras, Cadaval e Lourinhã e de parte dos concelhos de Alcobaça e de Mafra.

Estes concelhos dividem-se entre os distritos de Lisboa e Leiria e representam uma população de cerca de 293 mil pessoas.

Leia Também: Câmara de Serpa contesta fecho de urgências do hospital

Recomendados para si

;
Campo obrigatório