Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 21º

Câmara de Aljustrel reativa linha de emergência social

A Câmara de Aljustrel, no distrito de Beja, reativou a sua linha de emergência social para a covid-19, para apoiar os cidadãos em "isolamento profilático obrigatório" e sem "rede de suporte familiar ou de proximidade".

Câmara de Aljustrel reativa linha de emergência social
Notícias ao Minuto

16:36 - 28/12/21 por Lusa

País Covid-19

A linha pode ser ativada através do contacto telefónico 932 200 201 e pretende ser "um apoio efetivo" aos cidadãos "que se encontrem impedidos de sair de casa" devido à pandemia, explicou hoje à agência Lusa a vereadora Paula Lampreia.

De acordo com a responsável pelo pelouro da ação social no município alentejano, após o contacto dos cidadãos, a câmara vai encarregar-se de "fazer compras no comércio local ou ir à farmácia" adquirir os medicamentos necessários.

Este apoio destina-se "às pessoas que têm maiores dificuldades de locomoção, que têm doenças crónicas ou autoimunes e que não têm suporte familiar", acrescentou.

A reativação da linha de emergência social para a covid-19, anunciada hoje pela autarquia, surge numa altura em que se registam 52 casos ativos de covid-19 no concelho de Aljustrel, segundo os dados atualizados da situação epidemiológica divulgados pela câmara municipal.

"Através da nossa Unidade Móvel [de Saúde], que está realizar os testes [à covid-19], começámos a perceber que o número de casos positivos estava a aumentar e, por isso mesmo, resolvemos antecipar-nos", para que, em caso de necessidade, "tivéssemos esta resposta", revelou Paula Lampreia.

A vereadora adiantou que a linha vai estar a funcionar por tempo indeterminado.

"Enquanto sentirmos que [a linha] é necessária e que podemos ser úteis a enfrentar esta pandemia e ajudar a minimizar todos os impactos que ela possa ter na vida das pessoas, vamos estar disponíveis", concluiu.

A covid-19 provocou mais de 5,40 milhões de mortes em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 18.909 pessoas e foram contabilizados 1.303.291 casos de infeção, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em vários países.

Uma nova variante, a Ómicron, considerada preocupante pela Organização Mundial da Saúde (OMS), foi detetada na África Austral, mas desde que as autoridades sanitárias sul-africanas deram o alerta, a 24 de novembro, foram notificadas infeções em pelo menos 110 países, sendo dominante em Portugal.

Leia Também: Doentes em enfermaria baixaram na região Centro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório