Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 24º

Presépio da Igreja da Sagrada Família do Entroncamento vandalizado

O ato de vandalismo ocorreu no domingo, 26 de dezembro.

Notícias ao Minuto

07:52 - 27/12/21 por Notícias ao Minuto

País Entroncamento

O presépio da Igreja da Sagrada Família do Entroncamento foi vandalizado este domingo, dia 26 de dezembro, após a celebração da missa das 9h30.

“As várias imagens que compunham o presépio da Igreja da Sagrada Família tinham um valor considerável. Foram pontapeadas e apedrejadas, ficando irremediavelmente destruídas. Parte do musgo foi removido e atirado em todas as direções. Três dos quatro recipientes de vidro contendo as velas do Advento foram também partidos. O altar da igreja foi profanado, havendo marcas de calçado na toalha que cobre o mesmo e tendo esta última sido rasgada”, lê-se no comunicado enviado ao Notícias ao Minuto.

O autor é, alegadamente, “um indivíduo do sexo masculino, ‘na casa dos 35-40 anos’”, que teria estado a pedir esmola à porta da Igreja. No final da missa, terá também pedido dinheiro à zeladora no local, que lhe disse não ter nada para lhe dar.

Notícias ao Minuto O presépio antes do ato de vandalismo.© Reprodução  

“Após os quatro elementos que cuidavam da Igreja saírem do local, o homem procurou certificar-se de que não era visto, olhando em torno da Igreja, o que chamou a atenção da Irmã Maria de Jesus Santos SNSF, que, reparando nesta atitude, decide voltar para trás. Apercebendo-se de que o indivíduo correu para o interior do templo, a religiosa procurou também aproximar-se rapidamente da entrada do mesmo, mas antes que pudesse alcançá-la, começa a ouvir um intenso ruído de ‘coisas a partir’”, adianta o comunicado.

Com a presença da Irmã, o homem terá abandonado o local, “pontapeando os bancos e as cadeiras e vociferando palavrões”.

O suspeito terá sido intercetado e identificado pela Polícia de Segurança Pública (PSP) perto da Estação dos Caminhos de Ferro, depois do alerta de um vizinho, a pedido da Irmã.

A PSP terá ainda visitado o local, onde recolheu provas fotográficas e analisou os estragos.

Veja o vídeo.

Leia Também: Este é um dos presépios mais emblemáticos de Lisboa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório