Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Gripe com "tendência crescente" mas com mortalidade "dentro do esperado"

Dados do Boletim de Vigilância Epidemiológica da Gripe e outros Vírus Respiratórios do INSA.

Gripe com "tendência crescente" mas com mortalidade "dentro do esperado"
Notícias ao Minuto

13:02 - 24/12/21 por Notícias ao Minuto

País Gripe

O Boletim de Vigilância Epidemiológica da Gripe e outros Vírus Respiratórios do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) desta sexta-feira, dia 25 de dezembro, revela “uma tendência crescente da atividade gripal em Portugal, apesar da mortalidade associada ao vírus da gripe estar “dentro do esperado” nesta altura do ano.

De acordo com o documento, a taxa de incidência de síndrome gripal foi de 7,4 por 100 mil habitantes, na semana de 13 a 19 de dezembro. Já a taxa de incidência de infeção respiratória aguda, na mesma semana, é de 36,9 por 100 mil habitantes.

Durante estes dias, ninguém foi internado devido à gripe nas 12 Unidades de Cuidados Intensivos que enviaram informação ao INSA, mas foi reportado um caso de gripe do vírus Influenza A (H3N2) hospitalizado numa das três enfermarias que reportaram este tipo de informação. Trata-se de uma criança de oito anos, sem doença crónica e não vacinada.

A nível internacional observou-se uma tendência crescente de atividade gripal, na região europeia com predomínio de vírus Influenza A (H3N2). Vários países, como a Arménia, França, Israel, Cazaquistão, Kosovo, Rússia e Eslováquia apresentaram uma taxa de detenção laboratorial do vírus da gripe acima de 10%.

O INSA sublinha que a população observada durante esta semana, para chegar a estes dados, foi menor do que nos períodos homólogos dos anos anteriores.

Leia Também: Mais de 95 mil vacinados contra a Covid e gripe em 24 horas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório