Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Precipitação forte. Consoada e dia de Natal com "tempo mais gravoso"

Quantidades de precipitação esperadas "são significativas", assinala o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Precipitação forte. Consoada e dia de Natal com "tempo mais gravoso"
Notícias ao Minuto

23:40 - 22/12/21 por Notícias ao Minuto

País IPMA

O estado do tempo para o território continental até ao dia 26 de dezembro será caracterizado por "dias chuvosos" na generalidade do território, com precipitação mais intensa e persistente a partir do dia 23 e até dia 26 de dezembro, prevê o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o comunicado publicado no site, cuja informação é atualizada diariamente, as quantidades de precipitação esperadas nos próximos dias "são significativas, com os maiores valores acumulados a poder ultrapassar os 50 mm em 24 horas em muitos locais, em especial nas zonas montanhosas". 

O organismo português explica que estas condições meteorológicas "são devidas à ação de um vasto campo depressionário no Atlântico Norte, estendendo-se desde a Terra Nova até à Península Ibérica".

"A este campo depressionário estarão associadas superfícies frontais ativas que irão atravessar em sucessão o território do continente", pode ler-se.

Assim, e em particular na noite de Consoada e na madrugada e manhã do dia de Natal, prevê-se "uma situação de tempo mais gravoso em todo o território continental, com ocorrência de precipitação forte e persistente (valores de precipitação prováveis da ordem de 40 mm em 6 horas), vento forte de sudoeste, com rajadas da ordem de 80 km/h, em especial no litoral e terras altas, e agitação marítima forte". 

Segundo o IPMA, as temperaturas não deverão registar variação significativa, mantendo-se acima dos valores normais para o mês de dezembro.

No que diz respeito aos Açores, a partir de amanhã, dia 23, até ao dia 26, é esperada ocorrência de precipitação, prevendo-se, contudo, algumas abertas em especial nos dia 23 e na tarde do dia 24.

O IPMA prevê vento de oeste forte, com rajadas que, na quinta-feira, dia 23, poderão atingir os 100 km/h no Grupo Ocidental e 90 km/h no Grupo Central. Nos restantes dias o vento soprará de oeste-sudoeste com rajadas na ordem dos 80-85 km/h.

No dia 23, a agitação marítima poderá atingir os 7 a 8 metros nos Grupos Ocidental e Central, e os 6 a 7 metros no Grupo Oriental, avisam os meteorologistas. A partir do dia 24, a ondulação em todo o arquipélago variará entre os 3 a 5 metros.

No arquipélago da Madeira, também é esperada precipitação, temporariamente mais persistente e intensa na noite de 24 para 25 de dezembro. Nos restantes períodos, são prováveis algumas abertas, que vão alternar com aguaceiros geralmente fracos.

Leia Também: Autoridade Marítima alerta para agitação do mar no Natal

Recomendados para si

;
Campo obrigatório