Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Afinal, o que muda hoje? Reveja as medidas para Natal e Ano Novo

Entram em vigor, às 0h00 deste sábado, novas medidas de contenção da pandemia. Algumas já estavam previstas para a primeira semana de janeiro - e foram antecipadas. Outras são novas e aplicam-se só aos dias festivos.

Afinal, o que muda hoje? Reveja as medidas para Natal e Ano Novo
Notícias ao Minuto

17:57 - 24/12/21 por Tomásia Sousa

País Covid-19

Com o aumento de casos de Covid-19 e a ameaça da Ómicron à espreita, o Governo resolveu voltar a "puxar o travão de mão" e impor medidas antes que seja tarde.

Já havia uma semana de contenção prevista para depois da passagem de ano e a última reunião do Conselho de Ministros estava agendada para quinta-feira (dia 23) mas, com cada vez mais vozes a considerar que uma semana não seria suficiente - incluindo a da Diretora-Geral da Saúde - Costa falou com Marcelo, ligou aos partidos e antecipou a reunião.

Dela, saiu a já prevista antecipação da semana de contenção - para as 00h00 do dia de Natal - mas também novas medidas e regras bem mais apertadas para a passagem de ano.

O teletrabalho obrigatório, o encerramento de bares e discotecas e o fecho das creches e ATLs - tudo medidas já previstas para a semana de 2 a 9 de janeiro - são afinal antecipadas para dia 25.

Cada cidadão passa a ter direito a seis testes comparticipados por mês, até porque a apresentação de teste negativo passa a ser obrigatória numa série de novos locais: estabelecimentos turísticos, casamentos e batizados, espetáculos culturais e recintos desportivos.

Além destas medidas, o Executivo quis prevenir descuidos nas reuniões familiares em dias festivos e preparou medidas específicas para os dias 24, 25, 30 e 31 de dezembro, assim como para 1 de janeiro.

Nessas datas, passa a ser obrigatória a apresentação de teste negativo em restaurantes e eventos, está proibido o consumo de álcool na via pública e os ajuntamentos com mais de dez pessoas.

Confira, na infografia abaixo, a lista de medidas previstas para a quadra natalícia:

Leia Também: Semana de contenção antecipada. As novas medidas para o Natal e Ano Novo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório