Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Mota Amaral é orador do último Fórum Autonómico de 2021 nos Açores

O primeiro presidente do Governo Regional dos Açores, João Bosco Mota Amaral, é o orador do último Fórum Autonómico do ano, organizado pelo Governo dos Açores na terça-feira, no Palácio de Sant'Ana, em São Miguel, foi hoje anunciado.

Mota Amaral é orador do último Fórum Autonómico de 2021 nos Açores
Notícias ao Minuto

14:47 - 20/12/21 por Lusa

País Açores

Numa nota enviada às redações o Governo Regional de coligação PSD/CDS-PP/PPM refere que "temas como o mar, energia, economia ou agricultura foram debatidos em sessões anteriores e são o ponto de partida para a última edição em 2021 do Fórum Autonómico", uma ideia desenvolvida pelo presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro.

O último Fórum de 2021 "funcionará como momento de reflexão sobre os temas debatidos nas diferentes ilhas dos Açores, perspetivando ideias sobre o futuro da autonomia e a defesa da mesma", lê-se na nota, lembrando o Governo Regional que os Açores assinalam este ano os 45 anos da sua autonomia.

A iniciativa contará também uma intervenção do presidente da Câmara de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, decorrendo pelas 20:30 locais (21:30 em Lisboa).

Mota Amaral, é recordado na nota, foi presidente do Governo Regional dos Açores entre 08 de setembro de 1976 e 20 de outubro 1995. Depois, entre muitas outras funções, foi presidente da Assembleia da República, entre 09 de abril de 2002 e 09 de março de 2005.

O social-democrata "é licenciado e mestre pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e Doutor Honoris Causa em Ciências Económicas pela Universidade dos Açores".

Mota Amaral nasceu em 15 de abril de 1943 e é natural de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel.

A última edição deste ano do Fórum contará com uma atuação do grupo VOX CORDIS, que interpretará cancioneiro açoriano e algum repertório referente à época do Natal.

Em 24 de fevereiro de 2021, o presidente do Governo Regional, o social-democrata José Manuel Bolieiro, anunciou a criação do Fórum Autonómico, um espaço "prospetivo, de novas oportunidades da autonomia política", indicando que seriam convidadas "personalidades regionais, nacionais e europeias".

O evento já decorreu, este ano, nas ilhas Graciosa, São Jorge, Flores, Pico e Santa Maria, no âmbito das visitas estatutárias realizadas pelo executivo açoriano.

Para hoje está agendada uma sessão na ilha Terceira.

Leia Também: Covid-19: Açores com 62 novos casos e 396 infeções ativas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório