Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 19º

Madeira vacinou 530 crianças entre os 5 e os 11 anos de 14.715

A Madeira vacinou com a primeira dose da vacina contra a covid-19, desde terça-feira, 530 crianças entre os 5 e os 11 anos, de um universo de 14.715, anunciou hoje o secretário regional da Saúde, Pedro Ramos.

Madeira vacinou 530 crianças entre os 5 e os 11 anos de 14.715
Notícias ao Minuto

20:35 - 19/12/21 por Lusa

País Covid-19

"A vacinação nas crianças tem decorrido com bom ritmo, mas não estou satisfeito. Nós já vacinámos 530 crianças desde o dia em que começamos [terça-feira], mas são 530 das 14.715 crianças que queremos vacinar antes do semestre letivo se iniciar em janeiro", disse Pedro Ramos, na conferência de imprensa semanal para fazer o balanço da situação epidemiológica na região.

O governante apelou, por isso, aos pais "para que levem as suas crianças a serem vacinadas", para que o ano letivo comece "com a primeira dose da vacina administrada" naquela faixa etária.

O responsável pela pasta da Saúde na Madeira precisou que foram administradas 70 vacinas às crianças entre os 5 e os 11 anos no primeiro dia, terça-feira, 60 doses na quarta-feira, 40 na quinta-feira, 190 no sábado e 170 até hoje às 17:00.

Pedro Ramos revelou também que se registaram hoje 163 novos casos de covid-19, apesar de o boletim epidemiológico diário ainda não ter sido oficialmente divulgado, realçando que "70% deles são pessoas com a vacinação completa".

"Significa que estes casos são um alerta para a navegação. Nós testamos, nós estamos vacinados, mas temos de usar a máscara se quisermos estar nalgum tipo de convívio", afirmou.

O governante adiantou, por outro lado, que há neste momento 30 casos positivos de covid-19 na área da Saúde, 17 na área Social e 234 infetados na Educação.

Quanto à capacidade hospitalar, referiu que das 15 camas de cuidados intensivos disponíveis no Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal, "apenas duas estão ocupadas".

O secretário regional da Saúde informou também que foram realizados 925.170 testes rápidos antigénio no âmbito da testagem massiva gratuita, a ser levada a cabo no arquipélago.

E acrescentou que a Madeira passa a contar com mais 14 postos de testagem à covid-19 aderentes, precisando que os cidadãos têm à disposição 48 farmácias e 23 clínicas e laboratórios onde podem realizar os testes rápidos, recomendados para entrar na maioria dos locais públicos e privados.

De acordo com o governante, do Governo de coligação PSD/CDS-PP liderado pelo social-democrata Miguel Albuquerque, "alguns postos de testagem" vão estar abertos nos dias 24, 25 e 26 de dezembro.

Os locais abertos poderão ser consultados no 'site' do IASAÚDE (Instituto de Administração da Saúde e Assuntos Sociais).

Pedro Ramos chamou também a atenção para a necessidade de cumprir as normas estabelecidas para diminuir a propagação da covid-19, responsabilizando todos os cidadãos pela situação epidemiológica.

"A evolução da pandemia só depende de todos nós, de todos os cidadãos. Aquilo que vemos é que há uma pequena percentagem da população que ainda se está a infetar porque, na nossa opinião, não tem cumprido com as recomendações na sua totalidade", considerou.

"Tem havido imprudência, tem havido irresponsabilidade, tem havido desrespeito pelos outros. Atente-se à situação no Porto Santo e também aqui na Madeira, nalgumas situações perfeitamente evitáveis que condicionam o funcionamento de instituições", advertiu.

O responsável pela Saúde sublinhou que este Natal, "à paz, amor, solidariedade tem de ser acrescentada uma outra palavra: segurança".

"Não estraguem o Natal a ninguém. Nem o vosso Natal e principalmente o Natal dos outros. Não condicionem o nosso fim do ano", pediu Pedro Ramos, recomendando o uso da máscara e o cumprimento do distanciamento social mesmo nos eventos familiares.

Também nas discotecas, o governante aconselha ao uso da máscara nas situações em que as pessoas não se encontram a beber.

Pedro Ramos garantiu que as medidas de contenção da pandemia estão a ser monitorizadas pelo Governo Regional, mas não avançou se serão alteradas face ao aumento do número de casos de infeção.

O secretário regional da Saúde informou ainda que será feita uma queixa à Política Judiciária, uma vez foram detetadas situações de fraude, em que são enviadas "mensagens a cidadãos que têm um teste positivo, quando esses cidadãos nem sequer fizeram teste".

Leia Também: Mau tempo. Proteção Civil da Madeira emite recomendações à população

Recomendados para si

;
Campo obrigatório