Procurar

"Liberdade valeu o que se sofreu" mas deu "cabo da economia"

O antigo bastonário da Ordem dos Advogados, José Miguel Júdice, faz um balanço positivo das mudanças ocorridas depois do 25 de Abril, em entrevista ao Diário de Notícias, afirmando que “a liberdade valeu bem o que se sofreu” mas lamenta “a forma como deu cabo da economia do país”.

"Liberdade valeu o que se sofreu" mas deu "cabo da economia"

© GlobalImagens

Anabela de Sousa Dantas
17/03/2014 10:35 ‧ há 11 anos por Anabela de Sousa Dantas

País

Júdice

“O saldo [do 25 de Abril] é muito positivo e a liberdade valeu bem o que se sofreu”, afirmou José Miguel Júdice, antigo bastonário da Ordem dos Advogados, em entrevista ao Diário de Notícias, no âmbito da aproximação da data.

No entanto, sustentou, a revolução de Abril de 1974 também trouxe alguns aspetos negativos, nomeadamente, “a forma como se deu cabo da economia do país, se inventaram direitos sem meios para os assegurar, se destruiu a criação de riqueza, se criou uma classe política analfabeta tantas vezes e que torrou dinheiro de forma criminosa”.

O advogado adiantou que no dia da Revolução dos Cravos se encontrava “a dar aulas na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra” e que, em consequência da mesma, foi “saneado por uma coligação de comunistas, cobardes e oportunistas, detido por uma aliança de tontos (…), demitido sem direito de defesa por um alucinado major que a loucura do tempo fez ministro da Educação”.

Quando inquirido sobre o que falta mudar, Júdice respondeu que falta “criar uma cultura de responsabilidade, de direitos com deveres”, acabando com a “cultura de medo que ainda existe”.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10