Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Espaços amplos, máscara, bolha familiar. Os conselhos da DGS para o Natal

Autoridades de saúde emitiram um comunicado com recomendações para as reuniões associadas ao período de festas.

Espaços amplos, máscara, bolha familiar. Os conselhos da DGS para o Natal
Notícias ao Minuto

09:22 - 17/12/21 por Notícias ao Minuto

País Covid-19

As reuniões associadas ao período de festas devem ser "realizadas com grupos mais pequenos, idealmente pertencentes à mesma bolha familiar/social" e em espaços "amplos" e "ventilados", recomendou esta sexta-feira a Direção-Geral da Saúde (DGS) em comunicado.

"A atual situação epidémica da infeção por SARS-CoV-2 implica que todos ponderem o risco a que podem estar expostos nas suas atividades diárias, nomeadamente no período de festas que se avizinha", começam por referir as autoridades, que apelam "a todos que festejem em segurança e com responsabilidade".

A DGS recomenda ainda a manutenção do uso de máscara sempre que não se estiver a consumir bebidas ou alimentos e indica que, quando assim for, se deve mander o "devido distanciamento entre os convidados, aplicando medidas simples, como a utilização de mais do que uma mesa, sempre que possível".  

A DGS destaca ainda a realização de testes à Covid-19 como medida de precaução antes destes encontros e recorda que o plano de vacinação continua a decorrer.

"No caso de nunca ter sido vacinado ou vacinada, agende a sua vacinação. A evidência científica demonstrou quea vacina é a medida mais eficaz para reduzir as complicações associadas à infeção por SARS-CoV-2", conclui o comunicado.

A população deve ainda manter-se atenta a qualquer sintoma. Nesse caso, "isole-se e contacte imediatamente o SNS 24 (808 24 24 24)".

[Notícia atualizada às 09h31]

Leia Também: AO MINUTO: Ómicron com "ritmo feroz"; Líderes mundiais apelam à vacinação

Recomendados para si

;
Campo obrigatório