Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 12º MÁX 24º

SEF detém suspeitos de terem legalizado centenas de imigrantes

O SEF deteve um advogado com escritório em Lisboa e uma sua colaboradora, ambos suspeitos de terem conseguido legalizar de forma fraudulenta centenas de imigrantes em Portugal, indicou hoje aquele serviço de segurança.

SEF detém suspeitos de terem legalizado centenas de imigrantes
Notícias ao Minuto

14:47 - 16/12/21 por Célia Paulo

País SEF

Além da detenção do advogado e da colaboradora, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) constituiu arguidos mais três suspeitos durante uma operação que decorreu na quarta-feira e em que deu cumprimento a 11 mandados judiciais, refere o SEF, em comunicado.

Segundo aquele serviço de segurança, foram também realizadas quatro buscas em domicílios e cinco buscas em escritórios e gabinetes de contabilidade em Lisboa, Amadora, Almada, Caldas da Rainha e Rio Tinto.

O SEF refere que a operação decorreu no âmbito de uma investigação por indícios dos crimes de falsificação de documentos, falsidade informática, associação de auxílio à imigração ilegal e associação criminosa.

O SEF explica que os dois detidos são sócios de uma empresa de pretensa assessoria migratória, através da qual foram forjados e vendidos documentos a centenas de cidadãos estrangeiros, para que, assim, de forma fraudulenta, conseguissem legalizar-se em Portugal.

"Entre os documentos falsos produzidos e vendidos estão atestados de residência supostamente emitidos por juntas de freguesia, contratos de trabalho emitidos por empresas fictícias, recibos verdes e certificados de registo criminal portugueses e dos países de origem dos imigrantes", frisa o SEF, acrescentando que os suspeitos recorriam a intermediários, que lhes angariavam os clientes estrangeiros, muitos deles nem sequer estando em Portugal.

Aquele serviço de segurança indica também que durante a operação foi apreendida "abundante documentação, em suporte material e virtual, telemóveis, computadores e dinheiro proveniente da atividade ilícita em investigação".

O SEF refere ainda que as buscas ao escritório do advogado foram presididas por um juiz de instrução e acompanhadas por um magistrado do Departamento de Investigação e Ação (DIAP), responsável pela investigação, e por um representante da Ordem dos Advogados.

Os detidos vão ser presentes ao juiz de instrução para interrogatório e aplicação de medidas de coação.

Leia Também: Adiamento da extinção do SEF publicado em Diário da República

Recomendados para si

;
Campo obrigatório