Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 15º

Resgate de aves cinegéticas em Espinho

Três homens de 75, 50 e 29 anos foram identificados por detenção ilegal de aves cinegéticas.

Resgate de aves cinegéticas em Espinho
Notícias ao Minuto

12:06 - 14/12/21 por Notícias ao Minuto

País Resgate animal

O Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Ovar identificou três homens de 75, 50 e 29 anos, no dia 11 de dezembro por detenção ilegal de aves cinegéticas, em Anta, no concelho de Espinho.

Os homens foram identificados no decorrer de uma ação de fiscalização, decorrente de uma denúncia da linha SOS Ambiente e Território.

Neste contexto, os elementos do NPA observaram que os três indivíduos que mantinham em cativeiro, nas suas residências, espécies autóctones, bem como os seus cruzamentos e espécies de fauna cinegética, sem licença para tal.

Além disso, detinham também aves de espécies protegidas pela convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies Selvagens da Fauna e da Flora Ameaçadas de Extinção (CITES) .

Durante a intervenção da GNR foram resgatadas e apreendidas as seguintes espécies: 23 Lugres, 20 pintassilgos, 11 Travessos, oito Pintarroxos, dois Serezinos, quatro Bicos-de-lacre, dois Periquitos-dorso-vermelho, um Papagaio de cabeça amarela, um Kakariki-fronte-vermelha, um Gaio, um Melro e um Verdilhão.

Depois de encontradas as aves foram posteriormente entregues no Parque Biológico de Vila Nova de Gaia e os factos remetidos ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

A fiscalização contou também com a colaboração de uma Equipa de Vigilantes da Natureza.

Em comunicado ao Notícias ao Minuto a Guarda Nacional Republicana lembrou que tem como preocupação diária a proteção ambiental e dos animais, recordando que está disponível a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) para denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas neste tipo de ocorrências. 

Leia Também: Resgatados oito cães abandonados em São Miguel

Recomendados para si

;
Campo obrigatório