Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Malta será o primeiro país da Europa a legalizar o consumo de canábis

Cada pessoa poderá ter até sete gramas na sua posse. Em casa poder-se-á cultivar até quatro plantas.

Malta será o primeiro país da Europa a legalizar o consumo de canábis
Notícias ao Minuto

16:39 - 13/12/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Canábis

Malta tornar-se-á, esta semana, no primeiro país europeu a legalizar o cultivo e posse de canábis para fins recreativos.

De acordo com o The Guardian, a partir de agora, qualquer adulto com mais de 18 anos poderá ter na sua posse até sete gramas de canábis. Será ainda permitido ter até quatro plantas desta mesma droga em casa e 50 gramas do produto desidratado em casa.

Apesar da descriminalização da canábis, Malta mantém algumas regras. Quem for apanhado na rua com mais de 7 gramas pode vir a ser multado. A coima poderá chegar aos 100 euros. Já os menores de 18 anos não podem andar nem com uma grama. Se forem apanhados, terão de frequentar um curso sobre drogas. Quem for apanhado a consumir canábis em frente a uma criança ou na via pública poderá ter de pagar uma coima de 500 euros.

A votação a favor desta nova lei ocorreu na passada terça-feira. Depois de aprovada pelo parlamento de Malta, aguarda-se agora a promulgação da mesma, até ao fim de semana, por parte do presidente do país, George Vella.

Ainda segundo o The Guardian, a ação de Malta, o Estado-membro mais pequeno da União Europeia (UE), deverá ser seguido, no próximo ano um pouco por toda a Europa.

A mudança na abordagem do uso recreativo desta droga por vários governos europeus aconteceu depois da ONU ter decidido remover, em dezembro do ano passado, a canábis da lista de estupefacientes considerados viciantes e perigosos ou com pouco ou nenhum uso terapêutico.

Recorde-se que os Países Baixos são, até agora, o país da UE com a atitude mais relaxada em relação ao consumo de canábis. Apesar disso, a posse e o cultivo ainda são considerados ilegais. O consumo é apenas “tolerado” nas famosas coffeeshops.

Leia Também: Em fuga à GNR, homem abandona carro com mais de 7 mil doses de canábis

Recomendados para si

;
Campo obrigatório