Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Vacinação de crianças. DGS já divulgou o parecer da Comissão Técnica

Escassos minutos depois do início da conferência para anunciar o calendário da vacinação das crianças dos 5 aos 11 anos, a Direção-Geral de Saúde tornou público o parecer da Comissão Técnica de Vacinação que deu origem à recomendação favorável destas crianças.

Vacinação de crianças. DGS já divulgou o parecer da Comissão Técnica
Notícias ao Minuto

16:28 - 10/12/21 por Melissa Lopes

País Pandemia

A Direção-Geral de Saúde revelou esta sexta-feira o parecer completo da Comissão Técnica de Vacinação relativo à vacinação contra a Covid-19 das crianças dos 5 aos 11 anos.

A publicação do documento, exigido por especialistas e por partidos políticos nas últimas horas, foi feita escassos minutos depois do início da conferência de imprensa marcada pela DGS para revelar o calendário da inoculação destas crianças que, sabe-se agora, começa no fim de semana 18 e 19 de dezembro

Sublinhando compreender as "dúvidas dos pais" quanto à vacinação das crianças dos 5 aos 11 anos de idade, "quando a ciência se discute no palco mediático",  o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales,  anunciava que a autoridade de saúde divulgaria "hoje mesmo o parecer da Comissão Técnica de Vacinação e os documentos de suporte".

"Para que os pais das 600 mil crianças destas idades tenham acesso à informação com rigor, transparência e verdade", frisou. 

Esta quinta-feira, a DGS tinha apenas publicado uma nota técnica, de apenas quatro páginas, baseada no parecer completo. 

Já esta manhã, questionado pelo tema, o primeiro-ministro defendeu que "deve ser divulgado o máximo possível da informação de forma a reforçar a confiança de todos neste processo de vacinação".

Questionada pelos jornalistas hoje, na conferência de imprensa, Graça Freitas justificou que o parecer foi publicado na íntegra agora por haver uma "necessidade social". "Um pedido da sociedade que quer conhecer o parecer. havendo essa necessidade da sociedade querer conhecer os dados, não vejo nenhum motivo para que não os conheça", afirmou, sublinhando que o importante é concentrarmo-nos na vacinação das crianças e nos benefícios que esta tem.

"Sendo uma necessidade, sendo um documento de trabalho, não tendo qualquer informação sigilosa, está divulgado e disponível tal e qual como recebi", disse. 

Pode consultar o documento na íntegra aqui: Vacinação de crianças. DGS já divulgou o parecer da Comissão Técnica

Leia Também: Vacinação das crianças menores de 12 anos começa a 18 e 19 de dezembro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório