Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Chuva vai 'folgar' no fim de semana em quase todo o país

Fim de semana vai afastar as nuvens e a chuva do território continental. Previsão aponta ainda para a possibilidade de períodos de chuva fraca ou chuvisco no litoral Norte e Centro até ao final da manhã de sábado.

Chuva vai 'folgar' no fim de semana em quase todo o país
Notícias ao Minuto

15:21 - 10/12/21 por Notícias ao Minuto

País Meteorologia

A chuva que tem marcado os últimos dias vai começar a dissipar-se no fim de semana que se avizinha.

De acordo com os meteorologistas do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê-se um sábado com "céu geralmente muito nublado, tornando-se gradualmente pouco nublado ou limpo nas regiões a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela". 

Haverá ainda possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco no litoral Norte e Centro e extremo norte, até final da manhã de sábado. A par disso, é de esperar neblina ou nevoeiro em alguns locais a partir do final do dia nas regiões Norte e Centro, assim como uma pequena descida da temperatura mínima, em especial no interior e uma pequena subida da temperatura máxima no interior Norte e região Sul.

No sábado, as mínimas vão oscilar entre os 5ºC em Bragança e em Vila Real e os 12ºC em Lisboa. As máximas previstas deverão rondar os 11ºC na Guarda e os 22ºC em Faro. 

No domingo, o cenário será semelhante, com previsão de "céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela até ao meio da manhã, nebulosidade que poderá persistir em alguns locais". Prevê-se uma descida da temperatura máxima em alguns locais do nordeste transmontano e da Beira Alta e pequena subida nas restantes regiões.

Para domingo, o IPMA prevê que as mínimas variem entre os 3ºC em Bragança e os 13ºC em Faro e que as máximas oscilem entre os 11ºC em Vila Real e os 21ºC em Faro e em Beja. 

Quanto às regiões autónomas, a chuva será uma constante em todas as ilhas dos Açores, no sábado e no domingo, esperando-se temperaturas a variar entre os 14ºC e os 16ºC de mínima e os 19ºC e 20 de máxima. 

Na Madeira, apesar das nuvens, não deverá chover no fim de semana. Os termómetros vão marcar os 20ºC - 22ºC de máxima, temperatura muito próxima da mínima prevista: 16ºC. 

Leia Também: Neve pintou de branco os pontos mais altos do país. Veja as imagens

Recomendados para si

;
Campo obrigatório