Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Bússola Estratégica "muito boa" mas com espaço para melhorar

O ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, avaliou hoje, em Berlim, o rascunho da "Bússola Estratégica", que deverá ser aprovada em 2022, sublinhando ser "muito bom", mas com espaço para melhorias.

Bússola Estratégica "muito boa" mas com espaço para melhorar
Notícias ao Minuto

12:04 - 10/12/21 por Lusa

País Defesa

um primeiro esboço muito bom, mas pode ser melhorado, e ainda temos alguns meses e alguns esboços pela frente. Mas depois surge a pergunta, quando tivermos o documento final pronto, será que vai ser apenas mais um documento, ou vai transformar a forma como trabalhamos na União Europeia (UE)", questionou.

Gomes Cravinho participou esta manhã na reunião anual do Conselho Europeu para as Relações Externas em Berlim (ECFR, na sigla em inglês), instituto pan-europeu com sede na capital alemã.

A Bússola Estratégica pretende ser o documento de orientação de política mais relevante, por vários anos, para a Política Comum de Segurança e Defesa.

Josep Borrel, o chefe da diplomacia europeia, revelava, em novembro, depois de um conselho de ministro dos Negócios Estrangeiros e da Defesa da EU, que, até março, irá apresentar "pelo menos mais dois novos esboços", sublinhando que, "de uma forma geral" os Estados-membros "apoiaram a abordagem".

Entre os possíveis pontos a melhorar, João Gomes Cravinho apontou a "segurança marítima" que ainda "não está suficientemente trabalhada". Também as "parcerias" têm de ser fortalecidas.

"Como ministro da Defesa nos últimos três anos, tenho observado que falamos muito de África, mas pouco com os africanos. Há uma clara falta de ligação. E isto vai prejudicar a nossa eficácia (...). Gostava de ver o documento fortalecido na forma como cooperamos com as organizações deste continente", apontou.

"É importante focarmo-nos nas prioridades. Quando todo o mundo é uma prioridade, nada é uma prioridade. É complicado, porque com 27 estados-membros, todos fazem as suas listas de prioridades, por isso entendo que exista alguma generalização e ambiguidade. Mas, na prática, temos de nos concentrar nas prioridades mais significativas, olhando para as ameaças e vulnerabilidades", acrescentou o ministro da Defesa português.

A reunião anual do Conselho Europeu para as Relações Externas em Berlim (ECFR) termina hoje com um discurso do primeiro-ministro da Suécia, Carl Bildt.

Leia Também: Ministro da Defesa realiza visita à Guiné-Bissau em meados de dezembro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório