Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

Forças Armadas resgatam espanhóis à deriva ao largo do cabo de S. Vicente

Foi o navio mercante 'BW Danube 3' que avistou e localizou a embarcação com os quatro tripulantes. Saiba como decorreu a ação.

Forças Armadas resgatam espanhóis à deriva ao largo do cabo de S. Vicente
Notícias ao Minuto

18:46 - 09/12/21 por Notícias ao Minuto

País Marinha Portuguesa

A Marinha Portuguesa resgatou, na noite desta quarta-feira, quatro homens - todos de nacionalidade espanhola - que se encontravam numa embarcação semirrígida à deriva a 25 milhas náuticas (cerca de 46 quilómetros) a sudoeste do Cabo de S. Vicente.

De acordo com informações colocadas nas redes sociais, o alerta foi dado ao início da tarde pelo Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo (MRCC) de Madrid, que informou "o congénere de Lisboa para o facto de a embarcação semirrígida, equipada com três motores e com quatro pessoas a bordo, se encontrar em risco de afundamento".

A Marinha, explica ainda, coordenou a operação de resgate, "tendo divergido para o local três navios mercantes que se encontravam mais próximos da área de busca". Na operação estiveram ainda empenhados o navio da Marinha NRP Viana do Castelo e um helicóptero EH-101, da Força Aérea Portuguesa.

Foi o navio mercante 'BW Danube 3' que avistou e localizou a embarcação com os quatro tripulantes. Contudo, acrescenta ainda a Marinha, "dadas as condições meteorológicas adversas, não foi possível efetuar a transferência dos quatro indivíduos, em segurança, tendo o navio permanecido na área e facultado, entre outros, alguns mantimentos".

Os tripulantes acabaram por ser resgatados pela aeronave EH-101. "A primeira pessoa a ser resgatada foi transferida para o navio da Marinha, NRP Viana do Castelo, que após o fim da ação de busca e salvamento navegou rumo a Portimão, onde chegou ao início desta manhã", foi adiantado.

Com as condições de mar "muito adversas e após reabastecimento", o helicóptero da Força Aérea recuperou os restantes três náufragos, "já durante esta madrugada, tendo-se dirigido para Faro, onde desembarcaram".

Leia Também: Navio português em Angola constitui "um bom exemplo da diplomacia naval"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório