Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Famalicão investe 1,2 ME na requalificação e valorização da bacia do Ave

A Câmara de Vila Nova de Famalicão vai investir cerca de 1,2 milhões de euros na recuperação e valorização dos rios Ave, Pelhe e Guisande e do ribeiro de Beleco, foi hoje anunciado.

Famalicão investe 1,2 ME na requalificação e valorização da bacia do Ave
Notícias ao Minuto

18:07 - 09/12/21 por Lusa

País Recuperação

Em comunicado, o município refere que em causa está uma candidatura apresentada ao Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), que conta com uma parceria celebrada com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) para a execução do projeto.

"O protocolo celebrado com a APA é uma garantia do desenvolvimento do projeto", acrescenta.

O projeto prevê, desde logo, a estabilização das margens e beneficiação de habitats para espécies ribeirinhas em domínio hídrico e a melhoria das condições de escoamento e desobstrução da rede hidrográfica.

A mitigação dos efeitos das cheias, a reabilitação das infraestruturas degradadas, a contenção de espécies invasoras e o reforço da monitorização da qualidade da água são outros dos objetivos.

O projeto foi hoje apresentado em reunião de câmara pelo presidente do executivo.

Mário Passos aludiu a um projeto "muito virtuoso" que vai permitir "salvaguardar o meio ambiente e potenciar o turismo de natureza em Vila Nova de Famalicão".

"Esta candidatura vem dar um impulso muito positivo ao plano que temos de recuperação de centenas de quilómetros de linhas de água no concelho, para reativar a vida nos rios e devolvê-los à comunidade", sublinhou.

Para o autarca, o objetivo é que "os rios tenham boa qualidade de água, mas também biodiversidade associada, posicionando-se como corredores ecológicos de excelência para salvaguarda ambiental e para usufruto dos cidadãos".

Leia Também: Investigadores propõem bacia de sedimentação no Mondego

Recomendados para si

;
Campo obrigatório