Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

Portugal entregou a Angola mais 477.600 doses de vacinas

Portugal disponibilizou a Angola, através da iniciativa Covax (Acesso Global às Vacinas da Covid-19), mais 477.600 doses de vacinas contra a Covid-19 (da Moderna) que foram hoje entregues às autoridades de saúde, informou o Ministério dos Negócio Estrangeiros.

Portugal entregou a Angola mais 477.600 doses de vacinas
Notícias ao Minuto

15:34 - 08/12/21 por Lusa

País Covid-19

De acordo com uma nota de imprensa do Gabinete do secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, com esta doação, enquadrada na segunda fase do Plano de Ação na resposta sanitária à pandemia Covid-19 entre Portugal e os países africanos lusófonos e Timor-Leste, "o total de vacinas enviadas para Angola ascende a quase um milhão e quatrocentas mil doses (1.397.600)".

"Portugal assumiu o compromisso político de disponibilizar aos PALOP e a Timor-Leste pelo menos 5% das suas aquisições de vacinas contra a Covid-19, compromisso este que foi reforçado durante a Cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) que teve lugar em julho passado em Luanda", acrescenta.

A covid-19 provocou pelo menos 5.270.700 mortes em todo o mundo, entre mais de 266,54 milhões infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em vários países.

Uma nova variante, a Ómicron, classificada como "preocupante" pela Organização Mundial da Saúde (OMS), foi detetada na África Austral, mas desde que as autoridades sanitárias sul-africanas deram o alerta, a 24 de novembro, foram notificadas infeções em 57 países de todos os continentes, incluindo Portugal.

Leia Também: Portugal quer doar seis milhões de vacinas aos países lusófonos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório