Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

Estradas na serra da Estrela cortadas devido à queda de neve

As estradas dos Piornos até à Torre e da Torre até ao cruzamento de Loriga, na serra da Estrela, estão cortadas ao tráfego automóvel devido à queda de neve, disseram hoje fontes da GNR e da Proteção Civil.

Estradas na serra da Estrela cortadas devido à queda de neve
Notícias ao Minuto

09:02 - 08/12/21 por Lusa

País Mau tempo

Segundo a GNR e o Comando Distrital de Operações de Socorro de Castelo Branco, trata-se dos "troços 11, 12 e 13".

Fonte do Posto de Busca e Resgate de Montanha da GNR adiantou à agência Lusa que as vias estão cortadas desde as 03h40 de hoje.

"Há previsões de reabertura das vias de forma condicionada, a veículos 4x4 ou com correntes, mas a hora ainda é desconhecida, porque depende das condições meteorológicas", afirmou a mesma fonte, explicando que "as previsões são de queda de neve para o dia de hoje".

Os distritos de Castelo Branco e Guarda, entre outros, estão sob aviso amarelo até às 18:00 de hoje devido à previsão de queda de neve, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo o sítio na Internet do IPMA, prevê-se "queda de neve com acumulação no solo acima de 1.100 metros de altitude (aguaceiros de neve acima de 1.000 metros de altitude)".

O aviso amarelo, o segundo numa escala de quatro avisos meteorológicos, é emitido pelo IPMA sempre que a situação meteorológica representa risco para determinadas atividades.

Portugal continental está afetado, desde terça-feira, pelos efeitos colaterais da passagem da depressão Barra.

Embora a depressão não tenha impactos diretos sobre o continente, a superfície frontal fria a que está associada aproximou-se desde terça-feira e vai atravessar todo o território até ao fim da manhã de hoje, explicou na segunda-feira à Lusa a meteorologista do IPMA, Maria João Frada.

Leia Também: Serra da Estrela reforça dispositivo da proteção civil em 30%

Recomendados para si

;
Campo obrigatório