Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

DGS recomenda vacinação contra a Covid-19 das crianças dos 5 aos 11 anos

A vacina a utilizar será a Comirnaty, que tem parecer positivo da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para a formulação pediátrica.

DGS recomenda vacinação contra a Covid-19 das crianças dos 5 aos 11 anos
Notícias ao Minuto

15:42 - 07/12/21 por Notícias ao Minuto

País Covid-19

A Direção-Geral da Saúde (DGS) deu 'luz verde', esta terça-feira, à vacinação contra a Covid-19 de crianças dos 5 aos 11 anos.

De acordo com um comunicado enviado ao Notícias ao Minuto pela DGS,  a prioridade são as crianças com doenças consideradas de risco para Covid-19 grave.

A vacina a utilizar será a Comirnaty, que tem parecer positivo da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para a formulação pediátrica.

Esta recomendação, segundo a DGS, "surge na sequência da posição da Comissão Técnica de Vacinação contra a Covid-19 (CTVC), que considerou, com base nos dados disponíveis, que a avaliação risco-benefício, numa perspetiva individual e de saúde pública, é favorável à vacinação das crianças desta faixa etária".

Na mesma nota, a DGS recorda que o número de novos casos de Covid-19 em crianças tem vindo a aumentar. A doença nestas faixas etárias é geralmente ligeira, mas existem formas graves de Covid-19 em crianças. O risco de hospitalização é maior em crianças com doenças de risco, contudo, muitos dos internamentos ocorrem em crianças sem doenças de risco.

Para esta posição, revela ainda a DGS, "foram considerados os contributos de um grupo de especialistas em Pediatria e Saúde Infantil, bem como de membros consultivos da CTVC".

A recomendação, salienta a DGS, "pode ser alterada sempre que se justifique, nomeadamente, caso venham a ser conhecidos mais dados sobre novas variantes".

A DGS e o Núcleo de Coordenação de Apoio ao Ministério da Saúde prestarão esclarecimentos técnicos adicionais e sobre o calendário de vacinação e respetiva logística em conferência de imprensa na sexta-feira, dia 10 de dezembro.

Leia Também: AO MINUTO: Menos internados e quase 5 mil recuperados; Corvo com 3 casos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório