Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 26º

Ondas de 12 metros e rajadas de 120 km/h. Autoridades dão conselhos

Previsto agravamento da agitação marítima em Portugal Continental, entre as 18h00 de amanhã, 7 de dezembro, e as 6h00 de sexta-feira, 10 de dezembro.

Ondas de 12 metros e rajadas de 120 km/h. Autoridades dão conselhos
Notícias ao Minuto

18:33 - 06/12/21 por Notícias ao Minuto

País Autoridade Marítima Nacional

A Autoridade Marítima Nacional e a Marinha alertam hoje para o agravamento da agitação marítima em Portugal Continental entre as 18h00 de terça-feira e as 6h00 de sexta-feira, dias 7 e 10 respetivamente. Este agravamento poderá levar a ondas de 12 metros e rajadas de vento a atingir os 120 km/h. 

A agitação marítima caracterizar-se-á por uma "ondulação proveniente do quadrante Noroeste, com uma altura significativa que poderá atingir os oito metros e uma altura máxima de 12 metros, com período médio a variar entre os 14 e os 18 segundos em toda a costa oeste de Portugal Continental".  São esperados ainda "ventos com intensidade média superior a 74 Km/h, podendo ocorrer rajadas superiores a 120 Km/h, provenientes do quadrante Noroeste". 

Perante este agravamento as autoridades emitiram recomendações à comunidade marítima e à população em geral. Nomeadamente:  "estado de vigilância permanente no mar e nas zonas costeiras" e alerta para "os cuidados que devem ser redobrados, tanto na preparação de uma ida para o mar, como quando estão no mar ou em zonas costeiras". 

Aconselham ainda: 

- Reforçar a amarração e manter uma vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas;

- Evitar passeios junto ao mar, de onde se destacam os molhes de proteção dos portos;

- Evitar passeios junto à orla costeira, nas arribas e nas praias, bem como a prática de atividades lúdicas nas zonas expostas à agitação marítima;

- Desaconselha-se vivamente a pesca lúdica, em especial junto às falésias e zonas de arriba nas frentes costeiras atingidas pela rebentação das ondas, tendo sempre presente que nestas condições o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras.

À população geral, as autoridades marítimas apelam ainda a "não se aproximar da água ou caminhar na areia molhada, não virar as costas ao mar e oferecer sempre uma distância de segurança em relação à linha de água, evitando ser surpreendido por uma onda".

Leia Também: IPMA alerta para caravelas-portuguesas em praias do continente e Açores

Recomendados para si

;
Campo obrigatório