Meteorologia

  • 21 JANEIRO 2022
Tempo
MIN 5º MÁX 14º

Edição

Câmara do Porto aprova restituição do provedor do cidadão com deficiência

O executivo da Câmara Municipal do Porto aprovou hoje, com o voto contra dos seis vereadores do movimento do independente Rui Moreira, uma proposta socialista que visa restituir o provedor do cidadão com deficiência.

Câmara do Porto aprova restituição do provedor do cidadão com deficiência
Notícias ao Minuto

17:21 - 06/12/21 por Lusa

País Porto

A proposta, levada hoje a discussão na reunião do executivo, tinha como objetivo restituir a provedoria do inquilino municipal e a do cidadão com deficiência, instrumentos que o PS acredita resultarem "em melhorias concretas na vida dos munícipes".

O documento foi, contudo, votado separadamente, tendo a provedoria do inquilino municipal sido chumbada pelo executivo, com o voto contra do movimento independente (cinco vereadores e o autarca) e três abstenções (duas do PSD e uma da vereadora independente).

Na discussão do tema, o presidente da Câmara do Porto, o independente Rui Moreira, disse, recorrendo a informações presentes no relatório do provedor do inquilino, que "58% dos que procuravam aquele provedor não eram inquilinos municipais".

"Havia uma enorme confusão do que era este provedor", salientou, acrescentando que a autarquia continua a ter um gabinete dedicado às pessoas com deficiências e incapacidades e que esse trabalho "não se deve confundir".

Já o vereador social-democrata Vladimiro Feliz disse entender que a figura do provedor do cidadão "deve ser representada pelo presidente da câmara" e a figura do inquilino pelo "vereador da habitação".

"Existe um gabinete, técnicos e gestores que podem assegurar essa relação. É uma obra e legado que nos orgulhamos de ter deixado na cidade", observou, acrescentando, contudo, que a figura do provedor do cidadão com deficiência "não está muito enraizada na cidade".

O vereador Sérgio Aires, do BE, também concordou com a proposta, à semelhança da vereadora da CDU, Ilda Figueiredo, que disse ser "favorável" à recuperação das provedorias.

Leia Também: Câmara do Porto vai oferecer gratuitamente 100 mil testes de antigénio

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório