Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Câmara de Águeda inicia reabilitação do rio Marnel e de duas ribeiras

A Câmara de Águeda anunciou hoje que vão ter início os trabalhos de reabilitação e valorização da ribeira do Ameal, ribeira da Aguieira e rio Marnel, no concelho, representando um investimento de cerca de 144 mil euros.

Câmara de Águeda inicia reabilitação do rio Marnel e de duas ribeiras
Notícias ao Minuto

14:55 - 06/12/21 por Lusa

País Águeda

A intervenção, que segundo a autarquia do distrito de Aveiro arranca esta semana, comporta um investimento de pouco mais de 144 mil euros, cofinanciado pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), ao abrigo de um protocolo firmado com a câmara.

"Esperemos que esta intervenção, oportuna e necessária, seja o princípio de muitas outras intervenções a realizar em Águeda", disse o presidente da Câmara, Jorge Almeida, que considerou o apoio da APA "escasso para o que Águeda precisa".

Jorge Almeida exemplificou "o rio Vouga, que está péssimo, e a ribeira da Alombada" como outros cursos de água a precisar de intervenção urgente.

"Estes, e outros cursos de água do concelho "estão a precisar de reabilitação, à imagem do que continuamos a fazer no Águeda e Alfusqueiro, através do Programa LIFE", disse.

O autarca salienta ter ideias e projetos, mesmo não sendo de competência municipal, para melhorar a qualidade dos rios e ribeiras que atravessam o território concelhio.

"As pessoas, antigamente, cuidavam, porque viviam da agricultura e por isso mantinham os terrenos cuidados, agora a maior parte dos terrenos, que são privados, estão abandonados, o que dificulta todo este processo de reabilitação", explicou, referindo-se à limpeza e manutenção dos terrenos junto às linhas de água.

Jorge Almeida afirmou que as autarquias estão "focadas e interessadas em ser parte da solução para o problema" e que tanto a Câmara como as Juntas de Freguesia "têm uma vontade enorme" de o resolver, mas precisam de ser mais apoiadas.

Leia Também: Águeda vence prémio Município do Ano 2021 com o projeto AgitÁgueda

Recomendados para si

;
Campo obrigatório