Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Comissão Técnica vai recomendar vacinação das crianças dos 5 aos 11 anos

Decisão deverá ser conhecida nas próximas horas.

Comissão Técnica vai recomendar vacinação das crianças dos 5 aos 11 anos
Notícias ao Minuto

22:55 - 05/12/21 por Notícias ao Minuto com Lusa

País Pandemia

A Comissão Técnica de Vacinação esteve este domingo reunida e vai recomendar vacinação das crianças entre os 5 e 11 anos contra a Covid-19, adiantou Luís Marques Mendes, no seu habitual espaço de comentário, na SIC.

"Há uma recomendação global para vacinar as crianças com doses mais pequenas", antecipou.

De acordo com o comentador, a decisão será divulgada nas próximas horas e será depois homologada pela Direção-Geral de Saúde (DGS). 

A DGS recebeu na quinta-feira a posição do grupo de peritos em pediatria e saúde infantil e prometeu  divulgar oportunamente as recomendações.

A DGS recordava então que o processo de avaliação da vacinação contra a Covid-19 das crianças dos 5 aos 11 anos estava  "ainda a decorrer" e que a Comissão Técnica de Vacinação contra a Covid-19 (CTVC) estava a analisar as informações recebidas do grupo de peritos em pediatria e saúde infantil, assim como "outros documentos relevantes para a elaboração das recomendações". 

Entre estes documentos em análise estava a informação técnica que Centro Europeu de Doenças (ECDC) emitiu no passado dia 1 de dezembro, em que apoia a vacinação de crianças entre os 5 e os 11 anos, conforme aprovado pelo regulador da União Europeia (UE), sugerindo que as correm risco integrem grupos prioritários.

No documento publicado na quarta-feira, o ECDC conclui que "as crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 11 anos que correm risco grave de Covid-19 devem ser consideradas um grupo prioritário para a vacinação, tal como em outros grupos etários".

Leia Também: AO MINUTO: Máscaras? "Sempre que possível"; Recorde de testes à Covid-19

Recomendados para si

;
Campo obrigatório