Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Por cinco votos se ganhou em maio, por cinco votos se perdeu hoje

Cinco foi a diferença entre os votos contra e a favor nas votações na generalidade e na especialidade do diploma sobre a coadoção de crianças por casais homossexuais, hoje 'chumbado' com 112 votos contra, 107 favoráveis e 4 abstenções.

Por cinco votos se ganhou em maio, por cinco votos se perdeu hoje
Notícias ao Minuto

16:04 - 14/03/14 por Lusa

País Coadoção

Tal como esta manhã, em maio de 2013, quando o diploma do PS foi votado na generalidade a diferença entre votos contra e a favor foi também de cinco. Mas, ao contrário de hoje, nessa altura o projeto de lei foi aprovado, com 99 votos a favor, 94 contra e 9 abstenções.

Embora se tenham registado algumas 'transferências' de votos, a primeira grande diferença das duas votações registou-se ao nível das presenças: em maio votaram 202 dos 230 deputados, hoje 223 parlamentares (a presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves - eleita pelo PSD - esteve presente nas duas votações, mas ao abrigo do artigo 93º do regimento, não exerceu o seu direito de voto).

Quanto às transferências de voto no grupo parlamentar do PSD - bancada onde houve maior divisão - enquanto em maio 16 deputados votaram a favor, esta manhã foram apenas 15. Conceição Caldeira e Maria José Castelo Branco tinham votado a favor, mas agora abstiveram-se. O deputado Miguel Frasquilho que não tinha estado presente na votação de maio, hoje votou também a favor. Quanto às 3 abstenções sociais-democratas de maio - Duarte Marques, João Prata e Sofia Bettencourt - esta manhã optaram pelo voto contra.

Os deputados do PSD que votaram favoravelmente nas duas ocasiões foram: Nuno Encarnação, Francisca Almeida, Cristovão Norte, Teresa Leal Coelho, Joana Barata Lopes, Gabriel Goucha, Odete Silva, Sérgio Azevedo, Pedro Pinto, Mónica Ferro, Luís Menezes, Paula Cardoso, Ângela Guerra e Ana Oliveira.

Na bancada do PS, onde esta manhã não houve qualquer voto contra, a unanimidade só foi quebrada com as duas abstenções de João Portugal e Isabel Oneto.

Em maio, a divisão no grupo parlamentar do PS tinha sido um pouco maior, com as abstenções de Pedro Silva Pereira, Miguel Laranjeiro e José Junqueiro, que agora votaram a favor. Tinham votado contra João Portugal (que agora se absteve) e António Braga (que não esteve presente na votação de hoje).

Quanto à bancada do CDS-PP, em maio três deputados tinham optado pela abstenção: João Rebelo, Teresa Caeiro e Michael Seufert. Na votação na especialidade, Teresa Caeiro e Michael Seufert votaram contra, enquanto João Rebelo não esteve presente.

Além de João Rebelo, faltaram ainda às votações desta manhã o deputado do PSD Mota Pinto (que em maio tinha votado contra), os deputados do PS Maria de Belém Roseira, Paulo Pisco (ambos tinham votado a favor) e António Braga (tinha votado contra) e o deputado do PCP Paulo Sá (que votou a favor).

As bancadas do PCP, do BE e do PEV votaram nas duas ocasiões em 'bloco' a favor do diploma socialista.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório