Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Autoteste deve ser "realizado perante alguém" certificado

Ministra da Saúde esclareceu hoje que, para que o autoteste à Covid-19 sirva para aceder a um estádio, por exemplo, ele deve ser certificado por um profissional de saúde, o que "não quer dizer que seja quem organiza os eventos".

Autoteste deve ser "realizado perante alguém" certificado
Notícias ao Minuto

12:43 - 03/12/21 por Tomásia Sousa

País Marta Temido

A ministra da Saúde, Marta Temido, esclareceu hoje que, para estar certificado, o autoteste deve ser "realizado perante alguém", o que "não quer dizer que seja quem organiza os eventos".

No final de uma visita à Unidade Hospitalar de Lamego, a ministra foi questionada pelos jornalistas sobre como iria ocorrer a verificação dos autotestes em eventos como o dérbi desta sexta-feira, agora que este tipo de teste também é válido para as visitas a lares, a hospitais e para o acesso a eventos culturais ou desportivos.

"Foi a realidade que tivémos durante o verão", explicou a ministra, referindo que o autoteste deve ser feito na presença de um "profissional de saúde que atesta se o teste é negativo".

Tem de se encontrar essa certificação para o caso do autoteste."

Marta Temido comentou ainda as notícias sobre a falta de autotestes nos supermercados nos últimos dias e assegurou que este fim de semana haveria reposição.

A governante falou ainda do aumento do número de surtos em escolas, defendendo que os casos estão relacionados com o facto de a população escolar até aos 11 anos "ser uma população não vacinada" e lembrou que é esperada, até ao final desta semana, uma decisão sobre a vacinação dos mais novos.

"Tanto quanto sei, os técnicos especialistas quer da área da pediatria quer da área da comissão técnica de vacinação contra a Covid-19 estão a terminar as suas análises e a DGS vai dar mais informação esta semana", afirmou.

Leia Também: Autotestes vão ser permitidos em lares... mas têm de ser supervisionados

Recomendados para si

;
Campo obrigatório