Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Portugal realiza número recorde de testes desde o início da pandemia

Foram feitos cerca de 117 mil rastreios à Covid-19 na passada terça-feira.

Portugal realiza número recorde de testes desde o início da pandemia
Notícias ao Minuto

08:02 - 02/12/21 por Notícias ao Minuto

País Covid-19

Foram feitos em Portugal, na passada terça-feira, dia 30 de novembro, cerca de 117 mil testes à Covid-19, anunciou esta quinta-feira a 'task force' de testagem, que integra o Instituto Nacional Ricardo Jorge. É o maior número de testes feitos num só dia no país desde o início da pandemia.

Até agora, o dia com o maior número de testes realizados tinha ocorrido a 21 de abril deste ano, com cerca de 98 mil testes.

"Este número reflete o esforço de testagem levado a cabo em Portugal desde março de 2020", escreve o grupo de trabalho em comunicado.

Neste mês de novembro, realizaram-se aproximadamente 1,5 milhões de testes de diagnóstico, com uma média diária de cerca de 50 mil testes. O país atingiu a marca de 21 milhões de testes à Covid-19 desde o início da pandemia no passado dia 26.

"No que diz respeito à tipologia de testes, realizaram-se até à data cerca de 15 milhões de testes TAAN/PCR e aproximadamente 6,3 milhões de TRAg de uso profissional, num total de 21,4 milhões de testes", adianta a 'task force' de testagem, que lembra que desde 19 de novembro que os testes de antigénio realizados nas farmácias voltaram a ser comparticipados.

"A reativação do regime excecional e temporário de comparticipação dos TRAg visa contribuir para a deteção e isolamento precoce de casos, prevenir e mitigar o impacto da infeção por SARS-CoV-2 nos serviços de saúde e nas populações vulneráveis, assim como reduzir e controlar a transmissão da infeção por SARS-CoV-2 e monitorizar a evolução epidemiológica da COVID-19", conclui o comunicado.

[Notícia atualizada às 08h09]

Leia Também: AO MINUTO: Portugal tem 19 casos de Ómicron; Crianças sem "risco zero"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório