As iluminações representam um investimento na ordem dos 1,450 ME nesta vertente do programa do Governo Regional da Madeira que dão um colorido diferente às ruas, praças, largos, rotundas e as ribeiras da cidade, contornando ainda as encostas do Funchal.
Em conferência de imprensa destinada a apresentar o programa, a 29 de novembro, o secretário regional do Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, explicou que os custos das iluminações têm por base um concurso de 2,7 ME que abrange os projetos relativos a 2020 e 2021.
As localmente denominadas 'luzinhas da Festa' (nome dado pelos madeirenses a esta quadra festiva) envolvem 600 mil lâmpadas que foram colocadas, entre outros locais, nas árvores da cidade, e cerca de 120 quilómetros de gambiarras.
Percorrendo o Funchal é possível apreciar cortinas e túneis de luzes de várias cores, como no cais da cidade e em vários pontos da cidade, um pinheiro gigante na praça do porto e uma bola de grandes dimensões.
As rotundas estão ornamentadas com 'presentes´ e em algumas já foram colocadas as 'manhãs de Páscoa', uma das espécies de plantas que marcam esta quadra natalícia na Madeira.
O secretário do Turismo informou que a ocupação hoteleira nesta altura é na ordem dos 58%, aumentando para os 85,1% na primeira auscultação feita relativamente ao Fim de Ano, um dos principais cartazes turísticos desta região.
Neste programa que começou hoje e termina a 09 de janeiro, o Governo Regional também investiu 635 mil euros em animação, logística e projetos associados e 1,085 ME no espetáculo de fogo-de-artifício que marca a passagem do ano.
Leia Também: Covid-19: Madeira com mais duas mortes e 73 novos casos