Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

Covid-19: Viseu ativa Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil

A Câmara de Viseu ativou hoje o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil, na sequência de um aumento de casos positivos de covid-19 na área do concelho.

Covid-19: Viseu ativa Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil
Notícias ao Minuto

23:16 - 30/11/21 por Lusa

País Pandemia

"Nos últimos seis dias, em Viseu, houve um acréscimo de 210 novos casos no concelho, o que resulta numa taxa, à data de hoje, de 462/100 mil habitantes", referiu hoje uma nota do município.

A informação acrescentou que, "da avaliação à atual situação epidemiológica da covid-19 no concelho, concluiu-se, por unanimidade, pela necessidade de um empenho extraordinário de todas as instituições e da população na mitigação dos efeitos que podem advir de uma, já evidenciada, trajetória ascendente desta pandemia com tendência de agravamento nas próximas semanas".

Além disso, a informação disponibilizada pelo município presidido por Fernando Ruas disse ainda que o "Centro Hospitalar Tondela Viseu está também a sentir um acréscimo da pressão resultante da evolução desta pandemia, motivando o recurso a novas medidas previstas no seu plano de contingência, garantindo assim a manutenção da capacidade de resposta desejada".

Estas informações foram anunciadas pela Câmara após uma reunião extraordinária da Comissão Municipal de Proteção Civil (CMPC).

"Sem prejuízo das regras, normas e orientações da Direção-Geral da Saúde em vigor, a CMPC, face à evolução pandémica observada, apela também, a toda a comunidade, a um empenho extraordinário para travarmos o crescimento de casos observados".

Assim, desaconselha-se "todo e qualquer tipo de ajuntamentos potenciadores de contágios, nomeadamente a realização de jantares convívio e festas de Natal, tradicionais nesta época", e que "conduzirão a um cenário vivido no ano passado, com graves consequências já conhecidas".

A Comissão apela ainda "ao maior cuidado na utilização das linhas e meios de emergência médica, destinadas apenas às situações críticas, de modo a reduzir o stress já verificado nas urgências hospitalares e nos meios de emergência pré-hospitalar".

"A Comissão Municipal de Proteção Civil recorda, por isso, a importância da Linha Saúde 24 (808 24 24 24) para uma triagem inicial, comunicação e aconselhamento de situações e sintomas menos gravosos, relacionados com a suspeita da covid-19 e de outras patologias".

A covid-19 provocou pelo menos 5.206.370 mortes em todo o mundo, entre mais de 261,49 milhões infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 18.441 pessoas e foram contabilizados 1.147.249 casos de infeção, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em vários países.

Uma nova variante, a Ómicron, foi recentemente detetada na África do Sul, tendo sido identificados, até ao momento, 13 casos desta nova estirpe em Portugal.

Leia Também: AO MINUTO: Reforço da J&J arranca domingo; Reclusos infetados em Sintra

Recomendados para si

;
Campo obrigatório