Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Urgência de Santa Maria. Chefes de cirurgia permanecem em funções

Segundo a instituição, os chefes de equipa “entendem ter condições para continuar a exercer os seus cargos”.

Urgência de Santa Maria. Chefes de cirurgia permanecem em funções
Notícias ao Minuto

19:31 - 30/11/21 por Notícias ao Minuto

País Saúde

O Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN) anunciou ter-se reunido hoje com os chefes das equipas cirúrgicas do Serviço de Urgência Central, no sentido de solucionar as questões levantadas nas últimas semanas não só pelos chefes de urgência, mas também pelos assistentes e internos do Departamento de Cirurgia.

Recorde-se que, numa nota de esclarecimento enviada à Ordem dos Médicos e ao Sindicato Independente dos Médicos (SIM), os médicos reivindicaram as suas posições, entre as quais a indisponibilidade para realização de horas extraordinárias, demissão dos cargos de chefia de equipas de urgência, e invocação de exclusão de responsabilidade disciplinar perante o “funcionamento anómalo do Serviço de Urgência Central”.

Em resposta a estas questões, o CHULN revela que a “abordagem do doente com monotrauma, que até aqui era encaminhada para a área da Cirurgia Geral”, passará a ser tutela do Serviço de Ortopedia, já a partir de amanhã, dia 1 de dezembro.

“Perante esta informação, e considerando que as questões levantadas no documento, na sua grande maioria relacionadas com organização e distribuição de serviço, estão solucionadas, os chefes de equipa entendem ter condições para continuar a exercer os seus cargos”, adiantam, em comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.

O CHULN adianta ainda ter a decorrer “um concurso para entrada permanente de cirurgiões no seu quadro”, tendo recrutado nos últimos dias quatro especialistas para as equipas de urgência.

Assim, a “Urgência Central do Hospital de Santa Maria mantém o seu funcionamento regular, com uma resposta assistencial diferenciada assegurada por várias equipas, que sempre deram nota de um elevado nível de compromisso e profissionalismo”, reitera a instituição, reforçando ainda o empenho “no diálogo com os seus profissionais, na procura de soluções consensuais num processo de melhoria constante na resposta aos seus doentes.

Leia Também: Urgências de Santa Maria: Médicos alertam que cuidados ficarão em risco

Recomendados para si

;
Campo obrigatório