Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Em três línguas, Marcelo faz um apelo à urgência da paz

O Presidente da República Portuguesa reafirmou hoje que "é urgente a paz" e apresentou a solidariedade e o compromisso de Portugal em trabalhar para alcançar este objetivo, apontando para a juventude como elemento-chave para obter uma paz verdadeira.

Em três línguas, Marcelo faz um apelo à urgência da paz
Notícias ao Minuto

14:24 - 27/11/21 por Lusa

País Angola

"A paz exige uma cultura de paz. A cultura de paz é feita de património material e imaterial. É feita de liberdade, é feita de igualdade, é feita de solidariedade", disse Marcelo Rebelo de Sousa, enquanto discursava no arranque dos trabalhos do Bienal de Luanda 2021 - Fórum Pan-Africano para a Cultura de Paz.

E foi em inglês, francês e português que o chefe de Estado fez um apelo aos homólogos presentes e aos representantes da União Africana e das Nações Unidas: "É urgente a paz".

Marcelo Rebelo de Sousa acrescentou que os caminhos para a paz se constroem ou destroem todos os dias, por isso, é preciso trabalhar diariamente no sentido de alcançar a paz e mantê-la.

A "cultura da paz" no continente africano está, na sua ótica, nas mãos dos jovens.

"África ou é jovem ou não é. África é jovem. África é futuro. São os jovens os principais construtores da paz", sustentou.

O chefe de Estado também recordou que Portugal tem um passado colonial e de colonização, e, "assumindo todas as responsabilidades inerentes" à herança colonial, afirmou "o companheirismo e a luta conjunta pela construção de uma cultura de paz".

Por essa razão, e como o "único chefe de Estado de um país europeu" presente em Luanda, enalteceu a importância da realização desta bienal na capital angolana.

O Presidente da República português está entre hoje e domingo na capital angolana, numa deslocação durante a qual irá participar na Bienal de Luanda 2021 e visitar um centro de vacinação.

Leia Também: Marcelo recusa associar visita a Luanda às presidenciais em Angola

Recomendados para si

;
Campo obrigatório