Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Banco Alimentar volta a recolher alimentos e a registar mais pedidos

O Banco Alimentar contra a Fome realiza hoje e domingo uma campanha de recolha de alimentos, que volta a ser presencial e envolve cerca de 20.000 voluntários, num momento em que se verifica um novo acréscimo da procura.

Banco Alimentar volta a recolher alimentos e a registar mais pedidos
Notícias ao Minuto

06:45 - 27/11/21 por Lusa

País Fome

Em declarações à agência Lusa, a presidente da instituição, Isabel Jonet, afirmou que depois de em fevereiro se ter verificado um aumento da procura por esta ajuda, quando a economia voltou a fechar, a situação começou a normalizar, "a pouco e pouco", no verão, mas que nas duas últimas semanas houve "um acréscimo de pedidos".

Isabel Jonet atribuiu este acréscimo a uma antecipação das dificuldades que poderão advir do fim das moratórias. "Hoje vemos pessoas que estão a pedir por precisarem ou porque estão na expectativa de ficar sem emprego no final do mês", disse.

"O Banco Alimentar é um barómetro imediato", declarou, acrescentando que provavelmente há empresas que já comunicaram a não renovação de contratos a seguir ao natal. "De certeza que vamos ter muito mais pedidos", antecipou a responsável.

A campanha abrange os 21 bancos alimentares que existem em Portugal.

Depois de a pandemia de covid-19 ter impedido a presença de voluntários nas lojas, desde maio de 2020, a campanha volta a decorrer da forma habitual, em cerca de 1.200 estabelecimentos comerciais, de Norte a Sul do país.

De acordo com a instituição, no ano passado os bancos alimentares distribuíram 29.939 toneladas de alimentos, com um valor estimado em 41,9 milhões de euros.

Os bens foram entregues a 2.700 instituições e entidades e contribuíram para a alimentação de 450.000 pessoas.

De 27 de novembro a 05 de dezembro também estará disponível uma campanha online para a contribuição através de um vale em www.alimenteestaideia.pt

As campanhas de recolha de alimentos realizam-se duas vezes por ano.

Leia Também: Bruxelas quer ajudar empresas a angariar capital na UE para retoma

Recomendados para si

;
Campo obrigatório