Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Onde fazer testes comparticipados? A lista das farmácias e laboratórios

Comparticipação é limitada ao máximo de quatro testes por mês e por utente. Portaria está em vigor "até ao dia 31 de dezembro de 2021, sem prejuízo da sua eventual prorrogação". 

Onde fazer testes comparticipados? A lista das farmácias e laboratórios
Notícias ao Minuto

16:22 - 25/11/21 por Notícias ao Minuto

País Infarmed

A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) revelou, esta quinta-feira, as  listas de laboratórios e farmácias que realizam testes rápidos antigénio (TRAg) de uso profissional comparticipados. Esta encontra-se em "constante atualização".

Assim, revela a Autoridade, há 622 farmácias de oficina a executarem estes testes. Já laboratórios e postos de colheita a fazerem este serviço são 158. 

Pode pesquisar por farmácias ou laboratórios no campo específico no site do Infarmed ou, por outro lado, recorrer ao mapa interativo que os localiza via georreferenciação.

Para aceder à lista de farmácias, clique aqui. A lista dos laboratórios pode ser consultada neste link

Recorde-se que, no passado dia 18 de novembro, foi publicada a portaria que estabeleceu um (novo) regime excecional e temporário de comparticipação de testes rápidos de antigénio (TRAg) de uso profissional. O diploma do Governo entrou em vigor no dia seguinte e mantém-se "até ao dia 31 de dezembro de 2021, sem prejuízo da sua eventual prorrogação". 

A comparticipação continua a ser limitada ao máximo de quatro testes por mês e por utente. O diploma diz ainda que o "valor da comparticipação do Estado na realização dos TRAg é de 100% do preço máximo fixado para efeitos de comparticipação", sendo que este valor é de 10 euros. 

O Ministério da Saúde justificou esta renovação do regime tendo em conta a atual situação epidemiológica e a importância de voltar a intensificar a realização de testes para deteção do SARS-CoV-2 de forma progressiva e proporcionada ao risco, que contribuam para o reforço do controlo da pandemia.

Leia Também: Câmara do Funchal vai disponibilizar testes a todos os trabalhadores

Recomendados para si

;
Campo obrigatório