Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Bispo evangélico do Seixal suspeito de auxílio à imigração ilegal

Religioso, "com a ajuda da sua companheira", trouxe para Portugal "dezenas de alegados ministros do culto". Instalou os estrangeiros em locais "com inadequadas condições de habitabilidade, a troco de cerca de 300 euros mensais".

Bispo evangélico do Seixal suspeito de auxílio à imigração ilegal
Notícias ao Minuto

18:52 - 24/11/21 por Notícias ao Minuto

País SEF

Um bispo evangélico, de 66 anos de idade, foi constituído arguido por suspeita da "prática reiterada" de crimes de auxílio à imigração ilegal. O caso ocorreu no Seixal, distrito de Setúbal.

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) deu, esta quarta-feira, "cumprimento a sete mandados de busca em domicílio e outras instalações e dois mandados de busca em viaturas, na sequência de uma investigação em curso", sob coordenação do DIAP do Seixal, "associada à atividade de uma igreja evangélica radicada no concelho do Seixal", refere a instituição em comunicado

De acordo com o SEF, o bispo, "com a ajuda da sua companheira", trouxe para Portugal, desde 2018, "dezenas de alegados ministros do culto, beneficiando das facilidades legais para esse efeito". "Já em território nacional, os alegados ministros da igreja obtiveram, com a sua ajuda e a troco de elevadas quantias monetárias, a regularização junto do SEF e passaram a dedicar-se a outras atividades que nada têm a ver com a vida evangélica", acrescenta-se. 

Além de cobrar pelos processos de legalização, o bispo, agora arguido, "instalou os cidadãos estrangeiros em supostas bases missionárias da Igreja e com inadequadas condições de habitabilidade, a troco de cerca de 300 euros mensais por quarto". 

Na operação foi, ainda, apreendida documentação, telemóveis e dinheiro.

Leia Também: Homem atravessa linha de comboio e acaba detido por imigração ilegal

Recomendados para si

;
Campo obrigatório