Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

PS questiona sobre Graciosa, autoridades garantem "situação controlada"

Os deputados do PS/Açores questionaram hoje o Governo Regional sobre a situação epidemiológica na Graciosa face ao "considerável aumento de casos" de covid-19 na ilha, mas as autoridades garantem que a situação "está atualmente controlada".

PS questiona sobre Graciosa, autoridades garantem "situação controlada"
Notícias ao Minuto

14:12 - 24/11/21 por Lusa

País Covid-19

Com cerca de 4.000 habitantes, a ilha Graciosa, no grupo Central dos Açores, tem vindo a registar vários casos de covid-19 nos últimos dias, contando atualmente com 26 casos positivos.

No passado fim de semana foi registado um óbito na ilha, de um homem com 60 anos de idade, utente do Lar da Praia, onde residia e que registava igualmente diversas comorbilidades.

Num requerimento entregue no parlamento açoriano, os deputados do PS/Açores, José Ávila, Manuel Ramos e Tiago Lopes, questionam o Governo Regional de coligação PSD/CDS-PP/PPM sobre o "considerável aumento de casos na ilha Graciosa" e tendo em conta a "falta de informação fornecida, que tem provocado dúvidas na população".

Em concreto, os deputados pretendem esclarecimentos sobre "qual o plano de contingência para conter a disseminação e propagação do vírus SARS-CoV-2 na ilha Graciosa" e, a existir esse referido plano, "quando é que o mesmo será implementado de modo a prevenir a ocorrência de mais casos positivos, de mais doentes internados e eventuais óbitos por covid-19".

Os parlamentares também questionam o executivo açoriano sobre "os 250 mil testes de antigénio que deviam ter sido adquiridos pela região, como foi determinado por resolução aprovada na Assembleia Legislativa Regional dos Açores".

"Os referidos testes já foram adquiridos? Em caso afirmativo estão ou poderão os mesmos ser disponibilizados para a testagem da população?", perguntam.

O requerimento também pretende esclarecimentos sobre se, "à semelhança do que acontece em território continental, "é possível saber qual a percentagem entre o número de casos positivos detetados e aqueles em que está a ser possível estabelecer ligações epidemiológicas".

Os deputados do PS/Açores alertam para "o surgimento de casos positivos de covid-19 e o evoluir desfavorável da situação epidemiológica na ilha Graciosa, com especial enfoque nas escolas e numa Estrutura Residencial para Idosos".

Face "às dúvidas colocadas por encarregados de educação e famílias sobre como proceder relativamente a contactos próximos de casos positivos já identificados", os parlamentares consideram que se impõem "os devidos esclarecimentos por parte do Governo dos Açores", lê-se ainda na nota enviada às redações.

Contactada pela agência Lusa, a presidente do conselho de administração da Unidade de Saúde da Ilha Graciosa, Laura Clarimundo, afirmou que a situação "está a evoluir favoravelmente com medidas controladas".

"A situação está atualmente controlada", sublinhou a responsável.

De acordo com Laura Clarimundo, "os planos de contingência estão em marcha e as medidas relativas aos rastreios estão a ser executadas".

Os Açores registam atualmente 303 casos positivos ativos de covid-19.

Desde o início da pandemia, o arquipélago registou 9.984 casos e 48 óbitos.

Leia Também: Covid-19: OMS insiste na vacinação prioritária de grupos de risco

Recomendados para si

;
Campo obrigatório