A Casa do Concelho de Castro Daire, em Lisboa, está a homenagear os idosos de município.
Sob o mote "Sem passado, não há futuro", o objetivo da iniciativa reconhece a "obrigação de preservar as memórias" e mostrar gratidão "pelos idosos que temos".
A iniciativa consiste na partilha de fotografias dos idosos de cada uma das freguesias que compõem o município. Cada fotografia é acompanhada pela breve descrição do percurso de vida dos protagonistas.
Umbelina Costa e Zeferino de 102 e 103 anos, respetivamente, são os idosos mais antigos de Castro Daire, e dois dos protagonistas desta homenagem que usa o Facebook como plataforma de divulgação.
"Revisitar o passado, permite-nos avivar a consciência de tantas batalhas, a emancipação social e económica, a importância da formação e educação, promovendo ainda a divulgação e preservação de um património humano, por vezes esquecido, mas que nos conferiu a nossa identidade, face a toda uma descoberta de um mundo novo, que nos acolheu, deixando lá atrás, nas nossas serras, aldeias e vilas, as nossas gentes", explica a Casa do Concelho de Castro Daire.
Na homenagem, incluem-se também alguns idosos com raízes em Castro Daire mas que vivem em Marvila, em Lisboa, zona na capital onde mora uma grande comunidade de pessoas de Castro Daire.
Leia Também: Equipas de saúde de Vila Real deslocam-se às aldeias para vacinação