Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

"Dormimos na forma em relação à terceira dose", acusa Paulo Portas

No seu espaço de comentário na TVI, Paulo Portas referiu ainda que se voltar a ser necessário decretar Estado de Emergência será "uma péssima notícia para a sociedade e para a economia portuguesa", em especial com a proximidade que existe do Natal.

"Dormimos na forma em relação à terceira dose", acusa Paulo Portas
Notícias ao Minuto

08:36 - 22/11/21 por Notícias ao Minuto

Política Paulo Portas

Paulo Portas associa a nova nova vaga da pandemia que afeta o país ao facto de termos dormido "na forma em relação à terceira dose", e culpa o desmantelamento da task force liderada pelo vice-almirante Gouveia e Melo pelo falhanço na administração da dose de reforço da vacina. Para o ex-líder centrista, as autoridades de saúde adormeceram quando optaram por "reduzir a task force de 50 pessoas para apenas oito”.

De acordo com Paulo Portas, existem neste momento 8,8 milhões de portugueses com a primeira toma da vacina, 7,2 milhões que já receberam duas inoculações e apenas 750 mil que já tomaram a terceira dose. Portugal deveria estar a realizar 40 mil inoculações diárias, algo que não se está a verificar, realçou o comentador.

Apontou ainda Paulo Portas que a "DGS não prevê, até ao fim do ano, nenhuma vacinação abaixo dos 65 anos", o que devia ser tido em conta no planeamento porque existem também muitas pessoas de risco nestes outros grupos mais novos que trabalham, estudam, etc... Para Paulo Portas, é uma questão  de "vontade, lucidez, prudência e organização".

No caso de ser necessário um novo Estado de Emergência, afirma também antigo ministro que, do ponto de vista jurídico, a Constituição da República Portuguesa prevê que uma comissão independente possa aprovar o Estado de Emergência apesar da dissolução do Parlamento. No entanto, neste momento, isto seria "uma péssima notícia para a sociedade e para a economia portuguesa", tendo em conta a proximidade do Natal. 

Leia Também: Portas fará "tudo o que puder" para não deixar CDS, mas situação é grave

Recomendados para si

;
Campo obrigatório