Meteorologia

  • 27 MAIO 2022
Tempo
32º
MIN 15º MÁX 34º

IPMA alerta para possibilidade de acumulação de precipitação nos Açores

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alertou hoje para a possibilidade de valores acumulados de precipitação entre 20 a 40 litros por metro quadrado numa hora "em algumas zonas dos grupos Central e Oriental" dos Açores.

IPMA alerta para possibilidade de acumulação de precipitação nos Açores

Num comunicado enviado esta tarde às redações, a delegação dos Açores do IPMA explica que "a depressão com um sistema frontal associado, que tem afectado o estado do tempo nas últimas horas em todas as ilhas do arquipélago está a intensificar-se".

Segundo o mesmo comunicado assinado pela meteorologista da delegação dos Açores do IPMA, Carolina Medeiros, prevê-se que possam ocorrer valores acumulados de precipitação entre 20 a 40 l/m2 em 1 hora em algumas zonas dos Grupos Central e Oriental".

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou, ao início da tarde de hoje, para laranja o aviso de chuva, por vezes forte, nos grupos Central e Oriental dos Açores até ao início da manhã de segunda-feira.

O IPMA já tinha colocado as nove ilhas dos Açores sob aviso amarelo por causa das previsões de precipitação, por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada.

Numa nova atualização emitida ao início da tarde de hoje, o IPMA coloca sob aviso laranja as ilhas dos grupos Oriental (São Miguel e Santa Maria) e Central (Terceira, São Jorge, Pico, Graciosa e Faial) entre as 13:00 locais (14:00 em Lisboa) de hoje e as 08:00 locais (09:00 em Lisboa) de segunda-feira.

O aviso laranja é o terceiro numa escala de quatro de avisos meteorológicos e representa uma situação meteorológica de risco moderado a elevado.

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores recomenda que sejam tomadas medidas de autoproteção para estas situações meteorológicas.

Leia Também: Açores: Elevado para laranja aviso de chuva nos grupos Central e Oriental

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório