Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 12º MÁX 24º

Philips repara 50 mil ventiladores e outros dispositivos domiciliários

Ação corretiva ainda não foi iniciada, segundo o Infarmed.

Philips repara 50 mil ventiladores e outros dispositivos domiciliários
Notícias ao Minuto

21:21 - 19/11/21 por Notícias ao Minuto

País Infarmed

A Philips vai substituir e reparar alguns modelos de ventiladores e dispositivos de pressão positiva nas vias aéreas, na sequência da identificação de um problema de segurança relacionado com a espuma utilizada nestes dispositivos médicos, para efeitos de atenuação do som, revelou o Infarmed, esta semana.

De acordo com esta autoridade, os doentes que adquiriram estes equipamentos foram informados, individualmente, através de uma carta elaborada pela Philips e enviada pelas empresas prestadoras de cuidados respiratórios domiciliários.

A Philips irá assim proceder à reparação ou substituição dos equipamentos, tendo já iniciado a ação corretiva a nível europeu. Em Portugal, a ação corretiva envolve 50 mil equipamentos em utilização, mas ainda não foi iniciada.

Perante os dados transmitidos pela Philips ao Infarmed, esta autoridade ordenou, “por razões imperiosas de proteção de saúde pública e em pleno cumprimento do princípio de precaução”, a “cessação imediata de utilização dos ventiladores e dispositivos de pressão positiva nas vias aéreas, da marca Philips”.

Em casos devidamente comprovados de impossibilidade de substituição imediata dos equipamentos ou de utilização de equipamentos alternativos, a cessação da utilização dos ventiladores e dispositivos de pressão positiva nas vias aéreas, da marca Philips, deverá ter lugar até ao final setembro de 2022.

Além disso, o Infarmed proíbe a colocação no mercado e em serviço os aparelhos em questão, desde que “acauteladas as necessidades clínicas dos doentes”.

Não sendo possível a reparação ou substituição dos dispositivos de forma imediata, atendendo ao elevado número de dispositivos envolvidos, devem ser respeitados os critérios de prioridade a ser definidos pela Direção-Geral da Saúde (DGS), com base no grau de dependência ventilatória, sendo dada primazia aos doentes com ventiladores de suporte de vida, e outros fatores de risco considerados relevantes. 

Leia Também: Dois doentes infetados morreram por erro com filtro de ventiladores

Recomendados para si

;
Campo obrigatório