Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Utentes de centro de Saúde de Sintra realizam vigília

Utentes do Centro de Saúde de Colares, no concelho de Sintra, vão realizar no sábado uma vigília para contestar o encerramento provisório do equipamento, que está a ser alvo de obras de ampliação, foi hoje divulgado.

Utentes de centro de Saúde de Sintra realizam vigília
Notícias ao Minuto

17:47 - 19/11/21 por Lusa

País Saúde

A vigília é promovida por um grupo de utentes e vai decorrer na noite de sábado entre as 21:00 e as 00:00 no Largo António Rodrigues Caruna, junto ao Centro de Saúde de Colares.

Em declarações à agência Lusa, Sónia Firmino, uma das promotoras deste protesto, explicou que os utentes foram surpreendidos em 24 de outubro com o "fecho abrupto do Centro de Saúde de Colares e com a sua deslocalização para a freguesia vizinha de Algueirão -- Mem Martins, enquanto decorrem obras de ampliação do equipamento.

"A população ficou a saber através do Facebook, por uma publicação de alguém que tirou uma foto a um aviso colocado na porta do centro. Desde 24 de outubro estamos privados dos cuidados de saúde básicos aqui na freguesia", queixou-se.

Sónia Firmino sublinhou que a maior indignação dos utentes advém do facto de "as autoridades competentes não terem comunicado atempadamente que iriam proceder ao encerramento provisório do Centro de Saúde e deslocalizá-los para outra freguesia.

"Com os canais de informação e comunicação, que todas aquelas entidades têm e dinamizam, não é aceitável que não tenham respeitado o direito à informação. Mais de 60% dos utentes inscritos apresentam uma dependência total", apontou.

A utente criticou, igualmente, a alternativa apresentada e acusou o Agrupamento de Centro de Saúdes (ACES) de Sintra e a Câmara Municipal de Sintra, promotora da obra, de não terem "sido sensíveis aos constrangimentos" decorrentes do encerramento.

"Nem o ACES Sintra, nem o promotor da obra, nem a Junta de Freguesia de Colares foram sensíveis à procura de uma solução conjunta e digna. Não é aceitável que não tenha sido possível encontrar uma solução de atendimento clínico num espaço já existente ou numa estrutura móvel que pudesse ser temporariamente fixada em espaço pensado para manter o atendimento clínico público na área geográfica da freguesia de Colares durante o período de obras", argumentou.

Contactada pela Lusa, fonte da Câmara Municipal de Sintra explicou que "o encerramento temporário é essencial para a execução da obra" e que a autarquia estima que, "até ao final do ano, haja condições para que o Centro de Saúde de Colares volte a funcionar com normalidade".

"Perante este encerramento temporário, essencial para a execução da obra, a Câmara Municipal de Sintra, em articulação com a Junta de Freguesia de Colares e a autoridade local de Saúde, procedeu à instalação de um posto de atendimento na sede da Junta para marcação de consultas e assegura o transporte de utentes para o edifício onde ocorrem os atendimentos, até ao final do corrente ano", indica a autarquia.

A Câmara Municipal de Sintra refere ainda que as autoridades de saúde disponibilizaram contactos telefónicos personalizados, através dos quais poderão ser "devidamente avaliadas e identificadas as necessidades e a situação de cada utente".

Também serão mantidas as consultas domiciliárias médicas e as visitas de enfermagem que "estejam ou possam vir a ser programadas".

As obras no Centro de Saúde de Colares, que serve cerca de 7.000 utentes, representam um investimento superior a 200 mil euros e prevê a construção de mais quatro gabinetes, dois de atendimento médico e dois de enfermagem, a ampliação da sala de espera e a melhoria do estacionamento.

A autarquia estima que todas as obras estejam concluídas no início de fevereiro de 2022.

A Lusa contactou também a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), que remeteu uma eventual resposta para mais tarde.

Leia Também: AO MINUTO: 3.ª dose? "Precisos mais meios"; Casos baixam no Reino Unido

Recomendados para si

;
Campo obrigatório