Meteorologia

  • 20 MAIO 2022
Tempo
18º
MIN 18º MÁX 34º

AR aprova recomendação para regular pesca de bivalves no Estuário do Tejo

O Parlamento aprovou hoje em votação final global, por maioria, projetos de resolução que recomendam ao Governo a regulação da apanha de bivalves no Estuário do Tejo, da sua comercialização e a melhoria das condições da atividade.

AR aprova recomendação para regular pesca de bivalves no Estuário do Tejo

O texto final, que congrega projetos de resolução do PSD, PCP e PEV, foi aprovado com os votos contra do PS e da IL, com a abstenção da bancada parlamentar do PAN e da deputada não inscrita Cristina Rodrigues e favoráveis das restantes forças políticas, sendo que o deputado único do Chega não participou na votação.

O documento aprovado, composto por oito pontos, defende medidas como a criação de uma unidade para depósito, transformação e valorização de bivalves, de uma unidade de processamento de biovalor, a ser construída no concelho do Barreiro, e a adoção de medidas que vão no sentido de regulamentar e fiscalizar a atividade do marisqueiro e, posteriormente, o consumo.

As medidas de gestão e regulamentação para a pesca de bivalves no Estuário do Tejo prevê a monitorização a longo prazo da evolução da população de bivalves e das técnicas utilizadas.

Pretende-se, ainda, publicar um regulamento da pesca no Estuário do Tejo e regularizar a atribuição de licenças à operação, devidamente disciplinado e adequado às reais condições da qualidade do meio estuarino".

Ao mesmo tempo, existe também a intenção de assegurar a "recuperação de espécies e habitats, mitigando ou mesmo eliminando os focos de contaminação das águas do Estuário do Tejo".

Leia Também: Figueira da Foz. Apreendidos 27kg de perceves; 6 pescadores fiscalizados

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório