Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Infarmed determina "suspensão imediata" de lote do medicamento Ikervis

Logista Pharma, representante da Santen OY em Portugal, "irá proceder à recolha voluntária do lote 1N81J, validade 02/2023", aponta a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde.

Infarmed determina "suspensão imediata" de lote do medicamento Ikervis
Notícias ao Minuto

09:30 - 19/11/21 por Notícias ao Minuto

País Infarmed

"A empresa Logista Pharma, representante da Santen OY em Portugal, irá proceder à recolha voluntária do lote 1N81J, validade 02/2023, do medicamento Ikervis, 1 mg/mL, ciclosporina, colírio, emulsão", por "terem sido detetadas partículas acima do limite aprovado", revelou, esta quinta-feira, a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed), numa nota publicada no site oficial.

A entidade apontou ainda que, face ao exposto, "determina a suspensão imediata da comercialização deste lote"

E deixou ainda indicações para as entidades e os doentes que estejam a utilizar o referido lote do Ikervis.

"As entidades que possuam este lote de medicamento em stock não o podem vender, dispensar ou administrar, devendo proceder à sua devolução", adiantou. Já os doentes "que estejam a utilizar medicamentos pertencentes a este lote não devem interromper o tratamento". 

"Logo que possível", destacou também o Infarmed, estes últimos "devem solicitar a substituição por outro lote ou contactar o médico para substituir por um medicamento alternativo". 

O medicamento Ikervis é usado no "tratamento de queratite grave em doentes adultos com doença do olho seco, que não tenha melhorado apesar do tratamento com substitutos lacrimais", de acordo com a Agência Europeia do Medicamento (EMA). 

Leia Também: Políticos ouvem hoje especialistas no Infarmed sobre evolução da pandemia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório