Meteorologia

  • 08 MAIO 2024
Tempo
29º
MIN 17º MÁX 30º

Leigos debatem em Almada a "difícil arte da amizade social"

A reflexão sobre "A difícil arte da amizade social. Como é importante sonhar juntos!" vai ocupar sábado centenas de católicos que, em Almada, vão participar na Praça Central, iniciativa da Conferência Nacional das Associações de Apostolado dos Leigos (CNAL).

Leigos debatem em Almada a "difícil arte da amizade social"
Notícias ao Minuto

10:33 - 18/11/21 por Lusa

País Igreja

Este evento é um "encontro aberto a todos e que convoca mulheres e homens para um dia de diálogo sobre política, cidadania e cultura", assegura a organização, adiantando que o programa começa com uma sessão plenária, abordando a difícil arte da amizade social, bem como a sua construção nas dimensões da política e cidadania.

Durante a tarde terão lugar ateliês, conversas, testemunhos e debates sobre Cidadania, Política, Cultura e Diálogo, dividindo-se os trabalhos por diversos espaços da cidade de Almada, como a Academia Almadense, o Externato Frei Luís de Sousa, Seminário de S. Paulo e Salão Paroquial.

"O Tikun Olam do Samaritano" é o tema da comunicação inicial, a cargo do cardeal Sean O'Malley, arcebispo de Boston e presidente da Pontifícia Comissão para a Tutela dos Menores, que tem sido uma das principais vozes dentro da Igreja Católica no combate aos abusos sexuais no seio da instituição.

Ao longo do dia, passarão pelos vários painéis figuras como Manuel Carvalho da Silva (ex-líder da CGTP), Rita Valadas (presidente da Cáritas), Isabel Jonet (presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome), os políticos António Capucho ou Pedro Mota Soares, Fernando Soares Loja (membro da Comissão da Liberdade Religiosa) ou Carlos Silva (líder da UGT).

A Conferência Nacional das Associações de Apostolado dos Leigos (CNAL) é constituída por associações de fiéis, movimentos eclesiais e novas comunidades de apostolado dos leigos, reconhecidos pela Igreja Católica, tendo sido aprovada pela Conferência Episcopal Portuguesa 2011.

Como objetivos proclama a promoção da comunhão entre os seus membros, fomentar o discernimento cristão das realidades contemporâneas e dos desafios da sua evangelização, através da promoção do conhecimento, da reflexão e da avaliação dos sinais dos tempos e contribuir para uma maior unidade de espírito e de ação no serviço dos leigos no mundo.

Leia Também: Padres Vicentinos reafirmam compromisso na evangelização dos pobres

Recomendados para si

;
Campo obrigatório