Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Farmácias começam a administrar 200 mil vacinas da gripe

Primeira tranche do lote em colaboração com o SNS já começou a ser administrada. Pessoas entre os seis meses de idade e os 64 anos podem receber a dose gratuitamente nas farmácias aderentes.

Farmácias começam a administrar 200 mil vacinas da gripe
Notícias ao Minuto

13:33 - 17/11/21 por Notícias ao Minuto

País Gripe

As farmácias aderentes ao Programa 'Vacinação SNS Local' já começaram a administrar a primeira tranche do lote de 200 mil vacinas da gripe em colaboração com o SNS. O programa abrange pessoas entre os seis meses de idade e os 64 anos, que podem receber a vacina gratuitamente, desde que cumpram os critérios de elegibilidade da Norma da Direção-Geral da Saúde (DGS).

A elegibilidade para vacinação é confirmada através da declaração médica enviada por SMS para o utente ou entregue em papel.

Como posso receber a vacina?

Para receber a vacina nas farmácias precisa de apresentar uma declaração médica em como é elegível. O médico emite essa declaração através da plataforma de Prescrição Eletrónica Médica (PEM) e pode enviar por SMS ou entregar em papel.

A lista de farmácias aderente será divulgada através do site das Farmácias Portuguesas e do site da Associação de Farmácias de Portugal.

Até ao dia 11 de novembro, foram dispensadas 610.099 de vacinas em farmácias (mais 141.03% do que em 2020) das quais aproximadamente 65% foram administradas nesses espaços.

Leia Também: Infarmed revela lista (atualizada) de onde fazer testes comparticipados

Recomendados para si

;
Campo obrigatório