Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Morreu capitão de Abril Rui Borges Santos Silva

O capitão de Abril Rui Borges Santos Silva, que comandou o esquadrão de reconhecimento para a tomada e ocupação do Terreiro do Paço na Revolução dos Cravos, morreu em Coimbra, foi hoje anunciado.

Morreu capitão de Abril Rui Borges Santos Silva
Notícias ao Minuto

10:39 - 17/11/21 por Lusa

País Capitão de Abril

O falecimento do coronel Rui Borges Santos Silva, aos 76 anos, na segunda-feira foi divulgado através de uma nota à imprensa de uma empresa de serviços funerários, comunicando que esteve em câmara ardente, na terça-feira, na Capela Mortuária da Ressurreição da Igreja de Nossa Senhora de Lurdes, em Coimbra.

As exéquias fúnebres terão início hoje pelas 11:00, com celebração de cerimónia religiosa, seguindo depois para o Crematório de Coimbra, informa ainda a mesma fonte.

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital publicou no seu sítio oficial na internet uma nota de pesar pelo falecimento de Rui Borges Santos Silva, que nasceu a 27 de fevereiro de 1945 na freguesia de Lagares da Beira daquele município.

Licenciado em Ciências Militares, Rui Borges Santos Silva aderiu ao movimento dos capitães e comandou o esquadrão de reconhecimento que tinha como finalidade a tomada e ocupação do Terreiro do Paço, em Lisboa, no dia 25 de Abril de 1974, assinala-se na mesma nota.

De acordo com o Exército, o oficial de cavalaria foi promovido ao posto de coronel em dezembro de 1998.

Em 2006, Rui Borges Santos Silva foi condecorado pelo Presidente da República Jorge Sampaio com o grau de Grande-Oficial da Ordem da Liberdade, tendo doado a insígnia à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, que em 2004 lhe tinha atribuído a medalha de Mérito Municipal.

[Notícia atualizada às 15h36]

Leia Também: Marcelo homenageia Otelo e destaca "intervenção central" no 25 de Abril

Recomendados para si

;
Campo obrigatório