Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 26º

Will Smith mudou visão da parentalidade por causa de Richard Williams

O ator Will Smith, que interpreta o pai das tenistas Venus e Serena Williams no novo filme da Warner Bros, 'King Richard: Para Além do Jogo', disse que Richard Williams inspirou uma mudança na sua própria visão da parentalidade. 

Will Smith mudou visão da parentalidade por causa de Richard Williams
Notícias ao Minuto

09:40 - 17/11/21 por Lusa

Fama Will Smith

"Houve uma entrevista famosa que Venus estava a dar em que Richard perde a cabeça com o repórter", contou Will Smith, numa conferência de imprensa de lançamento do filme. "Eu vi essa entrevista na altura e a imagem do olhar da Venus ficou gravada no meu coração. Era assim que eu queria que a minha filha olhasse quando me visse", continuou. 

A entrevista em causa foi dada em 1995 à ABC News, pouco depois de Venus se ter tornado profissional aos 14 anos. "Essa entrevista mudou a minha forma de parentalidade", afirmou Will Smith. "Ela tinha um leão, e esse leão não ia deixar que lhe acontecesse nada". 

Smith disse que ficou impressionado com Richard Williams desde então e quando surgiu a oportunidade de o interpretar neste filme essa entrevista foi a primeira coisa de que se lembrou. "Eu sabia que queria mostrar ao mundo um pai a proteger a filha daquela maneira".

Criado por Tim White e Trevor White e escrito por Zach Baylin, "King Richard" segue a família Williams nas suas origens humildes em Compton, uma parte pobre e violenta de Los Angeles, onde o autodidata Richard Williams ensinou Venus e Serena a jogar ténis. 

Richard planeou a carreira das filhas como tenistas antes de elas nascerem e incutiu-lhes a certeza de que seriam as melhores do mundo. 

"Um das coisas interessantes que a Venus disse é que foi quase uma lavagem cerebral. O castigo era não poderem jogar ténis", disse Will Smith. "Não era aquilo que costumamos ver quando os pais forçam os filhos. Foi aumentar e alimentar um fogo que lhes vinha de dentro". 

Essa foi uma ideia transformadora para Will Smith, que na altura já era pai de Trey Smith e tinha sido criado com rigidez militar. "É alinhar com os nossos filhos em vez de lhes ditar a direção. Foi um conceito e uma abordagem diferentes que se tornaram mágicos na família Williams". 

Smith teve de aumentar de peso para interpretar Richard Williams, mas acabou por não usar próteses faciais, como chegou a ser pensado no início das gravações.

Com as jovens atrizes Saniyya Sidney (Venus) e Demi Singleton (Serena) no elenco, a mãe das tenistas Oracene Price é interpretada por Aunjanue Ellis, uma figura também central na ascensão das atletas. 

"Eles insistiram que eu não ficasse na sombra", disse Ellis, na conferência de imprensa, referindo o costume de contar estas histórias centrando na heróica figura masculina. "Não a mostrar como co-conspiradora neste sonho teria sido desonesto", frisou. 

As outras estrelas do filme são Tony Goldwyn, que encarna o treinador Paul Cohen, e Jon Bernthal, que dá vida a Rick Macci. Ambos foram treinadores decisivos para levar as jovens Williams à glória do ténis mundial. 

"O Rick adorava o jogo e tornava-o divertido", disse Bernthal sobre Macci. "Ele era estranho e peculiar, mas dava para nos pormos do lado dele". 

Com um ritmo lento e específico na tecnicidade do ténis, "King Richard" é um filme que pode ser visto por pessoas "que nunca viram uma partida de ténis na vida", disse o realizador Reinaldo Marcus Green. 

Um dos detalhes em que o cineasta insistiu foi a postura aberta das atletas, algo que Richard Williams lhes ensinou mesmo contra a visão dos treinadores profissionais. "Foi o que Venus e Serena usaram para revolucionar o ténis", disse Marcus Green.

O realizador também revelou que as tenistas e a meia-irmã Isha Price eram presença regular nas gravações e iam dando indicações para tornar as cenas mais autênticas. 

"Toda a gente queria contar esta história da maneira certa", disse Isha Price, revelando que a família demorou algum tempo a abraçar a ideia do filme e que o respeito por Will Smith foi parte da jornada. 

"Tínhamos de confiar que este grupo de pessoas ia fazer isto bem", disse. "De forma justa e honesta, mostrando a integridade que sempre tentámos ter como família". 

Produzido pela Westbrook Studios, Star Thrower Entertainment e Keepin' it Reel e distribuído pela Warner Bros. Pictures, "King Richard" vai para as salas de cinema a 19 de novembro. 

Leia Também: Eis o primeiro trailer de 'King Richard', sobre Venus e Serena Williams

Leia Também: Já foi lançada a nova música de Beyoncé para o filme 'King Richard'

Recomendados para si

;

Receba as notícias dos famosos, realeza, moda e as mulheres mais elegantes.

O mundo das celebridades com fotos, vídeos e noticias de atores, atrizes e famosos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Fama ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório