Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Rui Pinto revela "um novo capítulo na lavandaria"

Hacker português partilhou informações, no Twitter, sobre uma conta bancária do ex-ministro angolano, Manuel Rabelais.

Rui Pinto revela "um novo capítulo na lavandaria"
Notícias ao Minuto

23:20 - 16/11/21 por Notícias ao Minuto

País Pandora Papers

O hacker português Rui Pinto revelou, esta terça-feira, no Twitter, “um novo capítulo da lavandaria”, ou seja, novos documentos da investigação Pandora Papers.

De acordo com o jovem, que colabora agora com a Justiça, o ex-ministro da Comunicação Social de Angola, Manuel Rabelais, recentemente condenado a 14 anos de prisão, “tinha uma conta bancária na ilha da Madeira, em nome de uma offshore nas Ilhas Virgens Britânicas, a Benclam Holdings”.

Apesar de ter sido condenado, Manuel Rabelais continua em liberdade, a aguardar pela decisão do recurso que interpôs.

De acordo com os Pandora Papers, de 2006 a 2008, enquanto servia o país, o governante tornou-se proprietário de três empresas de fachada, nas Ilhas Virgens Britânicas e abriu uma conta bancária para a Benclam Holdings na ilha da Madeira, “um paraíso fiscal”.

Ainda segundo o mesmo documento, “o Supremo Tribunal de Angola observou que as três empresas offshore” do antigo ministro “receberam mais de 2,8 milhões de dólares”, transferindo, posteriormente, o dinheiro para as contas bancárias de Manuel Rabelais, assim como de outros arguidos e familiares.

Entre os destinatários do dinheiro estão “dois dos filhos de Manuel Rabelais” que, alegadamente, terão utilizado o mesmo para pagar as propinas das universidades que frequentavam, no Reino Unido.

Até ao momento, Manuel Rabelais ainda não comentou estas acusações.

Leia Também: Relação rejeita recurso sobre suspensão de processo de Rui Pinto

Recomendados para si

;
Campo obrigatório