Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 25º

Atual taxa de progressão de casos e o Natal “vão dar um janeiro difícil"

Médico de saúde pública alerta para necessidade de desvio desta “casca de banana”, antes que Portugal dê uma queda.

Atual taxa de progressão de casos e o Natal “vão dar um janeiro difícil"
Notícias ao Minuto

17:01 - 16/11/21 por Notícias ao Minuto

País Covid-19

O médico de saúde pública Bernardo Gomes defendeu, esta terça-feira, na SIC Notícias, que os decisores políticos devem aplicar imediatamente medidas não restritivas para controlar a pandemia, ou o aumento de casos poderá estragar não só o Natal como fazer com que janeiro seja novamente um mês complicado para o Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Na opinião do especialista, as autoridades de saúde deviam estar já a equacionar o “alargamento do financiamento dos testes rápidos”, assim como voltar a promover as boas práticas ao nível da ventilação de espaços fechados, acelerar o processo de vacinação e melhorar a comunicação para com os portugueses.

Bernardo Gomes lembrou que “um Rt de 1,15 quer dizer que duplicamos os casos em menos de um mês e um Rt de 1,25 que triplicamos”. Apesar das vacinas estarem a fazer com “os internamentos evoluam de uma forma mais lenta”, evidenciou, com a atual “taxa de progressão e com um evento acelerador de transmissão, como é o Natal”, tudo indica que janeiro vai ser novamente um mês difícil a nível de pressão dos hospitais.

Vai dar um janeiro difícil. Pode não ser tão difícil como o janeiro de 2021, mas se estamos a ver uma casca de banana à distância, porque é que não nos esforçamos para fazer um pequeno desvio? Corríamos menos risco de cair. É pior estarmos depois com o esforço todo de nos levantarmos de uma queda”, realçou o profissional de saúde, acrescentando que, “poderíamos olhar para este inverno com outro otimismo caso tivéssemos aprendido todas as lições”, contudo, “não aprendemos”.

Leia Também: AO MINUTO: Meio milhão de terceiras doses; Brasil portou-se "muito bem"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório